Geral

O que é tiro esportivo e como ele funciona?

Tiro esportivo é considerado um esporte olímpico desde a primeira edição dos jogos modernos

Tiro esportivo é um esporte que consegue englobar, em um só, habilidades como concentração e precisão. Desde a primeira edição das Olimpíadas modernas, o tiro esportivo é considerado um esporte olímpico.

O que é tiro esportivo e como ele funciona?
(yarn – iStock)

Hoje, é um dos esportes mais tradicionais. Ao todo, são mais de cem países que participam das categorias da modalidade nos Jogos Olímpicos. 

Qual a origem do tiro esportivo?

O tiro esportivo tem a ver com a prática de tiro com armas. No século XIX, se tornou um esporte, com competições de tiro, regras e um equipamento todo padronizado. As primeiras competições de tiro esportivo começaram na Europa. 

Siga nosso canal no Whatsapp

Nas Olimpíadas, o primeiro registro do tiro esportivo como uma modalidade esportiva oficial aconteceu nos Jogos Olímpicos de 1896, e desde então, se tornou um dos mais tradicionais nas modalidades conseguintes. A única exceção foram as Olimpíadas de 1904 e 1928, mas, além destas duas, todas as Olimpíadas contaram com o esporte.

Entre os maiores vencedores, estão o esloveno Rajmond Debevec, que conquistou três medalhas olímpicas, incluindo um ouro, e o indiano Abhinav Bindra, que fez história ao ganhar o ouro em Pequim 2008, tornando-se o primeiro indiano a vencer uma medalha olímpica no tiro esportivo.

Nos Jogos de Paris 1900, a modalidade de tiro ao pombo foi realizada, com aproximadamente 300 aves sendo abatidas durante a competição. No entanto, devido à desaprovação do público, o uso de animais vivos foi proibido nas edições seguintes, e os pombos de argila passaram a ser usados nas disputas.

Ao falar de países, a China é a maior potência no tiro esportivo, com uma impressionante quantidade de medalhas olímpicas, especialmente nas provas de pistola e rifle. No Brasil, o tiro esportivo tem se destacado com atletas como Fernanda Pereira, Jorge Satti, especialista em rifle, além de Rogério Sampaio, que se destaca nas provas de pistola.

Nas Olimpíadas, o tiro esportivo é composto por 15 modalidades, distribuídas entre três categorias. Destas, seis são destinadas aos atletas masculinos, seis ao público feminino e três competições envolvem equipes mistas, compostas por homens e mulheres.

Como funciona a prática do tiro esportivo?

O tiro olímpico é dividido em três modalidades principais: rifle, pistola e espingarda. As competições de rifle e pistola são realizadas em campos específicos de tiro, nos quais os participantes disparam contra alvos a distâncias de 10 m, 25 m e 50 m.

Durante essas provas, os atiradores devem adotar diferentes posições. Porém existem competições e modalidades nas quais os atiradores precisam se portar em posições variadas. As competições de espingarda são realizadas ao ar livre, em que os atletas disparam contra alvos em movimento, lançados de diversas direções e ângulos.

Em todas essas provas, os atletas competem de forma individual, com algumas competições por equipes também sendo realizadas. O objetivo é sempre atingir um alvo, no qual cada erro é responsável por diminuir a pontuação. Quanto a pontuações e distâncias do alvo, tudo depende da modalidade que está sendo disputada.

Além de pistolas e rifles, que são usados nas provas mais tradicionais, as pistolas de ar e modelos como a carabina de pressão Rossi são utilizadas nas provas de tiro como armas de ar comprimido.

Quanto às idades dos participantes, não existe um limite. Existem participações desde os mais jovens até os mais veteranos. Os treinamentos não envolvem somente o treino de pontaria, mas treinamento físico e técnico, que costumam trabalhar também o reconhecimento dos batimentos cardíacos e a visualização mental e meditação, trabalhando para melhorar o foco e o controle emocional. Pequenos erros, muitas vezes, costumam custar até medalhas.

Nas Olimpíadas, a maior parte das modalidades de tiro esportivo são englobadas. Inclui tiro com pistolas, rifles e até tiro ao prato, também conhecido como skeet e trap. As provas de tiro esportivo também são conhecidas por seu uso de equipamentos de alta tecnologia, algo que está evoluindo cada vez mais com o passar dos anos.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios