Domingo: Virada sustentável terá mulheres grafitando, poesia, Chico Salem
A oitava edição da Virada Sustentável segue neste domingo (26), em São Paulo, com centenas de atividades espalhadas pela cidade. No Ibirapuera, onde está montado o palco principal do evento, às 11h tem apresentação do cantor Chico Salem.
Também se apresenta no mesmo local Palhaçada Rubra, com a palhaça Lu Lopes e os grupos Tiquequê, Triii e Trupe Pé de Histórias, às 16h. Às 18h, fechando a programação da Virada Sustentável, o Pic Nic Lounge promove intervenções artísticas e trilha sonora suave.
Ao longo do domingo, outras atividades estão previstas. Na Lapa, zona oeste da cidade, mulheres grafiteiras vão colorir os muros debaixo do viaduto da Lapa, às 9h.
No Ibirapuera será realizado o Festival Mundaréu, às 9h30, com muita poesia. Na avenida Sumaré, haverá atividades no mesmo horário, assim como no escadão da Brasilândia, na zona norte.
O corredor cultural da Avenida Paulista também receberá programação do evento, com atividades na Japan House, no Parque Mario Covas, no Instituto Moreira Sales (IMS) e no Sesc. A Cia Base apresenta um show com dança vertical e elementos de circo aéreo.
Ao todo, 17 artistas flutuam num guindaste a 40 metros de altura, sob direção de Cristiano Cimino, às 13h e às 15h, na Paulista.
Exposições, oficinas e performances interativas incentivam os participantes a explorarem diferentes visões de mundo. No Parque Augusta, área onde seriam construídos prédios e que foi reivindicada por moradores da região para construção de um parque, será promovido o Pic Nic da Augusta, com show do maestro João Carlos Martins e Jovens Talentosos.
O evento em São Paulo promove a agenda de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe “definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares”. O objetivo é orientar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos com o intuito de acabar “com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas” até 2030. A realização é do Ministério da Cultura, da Prefeitura de São Paulo e em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A programação completa da Virada Sustentável pode ser conferida no site do evento.
*com informações da Agência Brasil