Capital

Operação Altas Temperaturas já realizou 179 mil atendimentos em SP

Com o calor intenso, a Prefeitura de São Paulo mantém tendas de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade até esta segunda-feira (17)

A Operação Altas Temperaturas (OAT), realizada pela Prefeitura de São Paulo, já atendeu 179.295 pessoas entre terça-feira (11) e domingo (16) em meio à onda de calor que atinge a cidade. Com o objetivo de proteger a população em situação de vulnerabilidade, a ação segue em andamento até esta segunda-feira (17), oferecendo atendimento das 10h às 16h em 10 tendas espalhadas pela cidade.

Operação Altas Temperaturas já realizou 179 mil atendimentos em SP
Com o calor intenso, a Prefeitura de São Paulo mantém tendas de apoio para pessoas em situação de vulnerabilida(Paulo Pinto – Agência Brasil)

As tendas têm se mostrado fundamentais para acolher os cidadãos durante os dias de calor intenso. De terça a domingo, foram distribuídos 364.421 itens, incluindo 230.708 garrafas de água, 34.514 copos de chá gelado, 40.179 frutas, e mais de 59 mil copos de água fornecidos através dos bebedouros da Sabesp. Além disso, 507 pessoas que estavam acompanhadas de seus animais receberam orientações sobre cuidados com o calor e 464 animais foram atendidos com a distribuição de 305 potes de água.

A operação, que é ativada sempre que a sensação térmica atinge 32°C, conta com o apoio de várias secretarias municipais, como a de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), além de colaboração da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). O programa também é realizado em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que realiza a busca ativa nas ruas, oferecendo acolhimento e orientação para aqueles que necessitam.

As tendas, montadas em pontos estratégicos da cidade, têm como objetivo fornecer um abrigo com temperatura amena, onde as pessoas podem descansar, se hidratar e receber orientações sobre cuidados durante o calor extremo. Além disso, os cidadãos podem acessar serviços de saúde e apoio social.

A previsão do tempo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), aponta para temperaturas que podem alcançar 35°C no decorrer da semana. A máxima de 33,6°C registrada em 22 de janeiro foi a maior até agora neste ano.

Confira abaixo os endereços das tendas em funcionamento:

Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas), Itaquera (Av. Musgo com Flor x Avenida Imperador) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, esquina com Guaicurus)

A Operação Altas Temperaturas segue até o final do dia de hoje, proporcionando apoio e cuidados essenciais para minimizar os efeitos do calor extremo na cidade.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios