Lula visita Araraquara após estragos com a chuva
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai hoje (8) ao município de Araraquara, interior de São Paulo. A cidade foi atingida por fortes chuvas e matou seis pessoas.
“Conversarei com o prefeito Edinho Silva (PT) sobre o trabalho da defesa civil e o apoio que precisarão para reconstruir parte da infraestrutura da cidade”, escreveu Lula em uma rede social.
A prefeitura calcula que serão necessários R$ 50 milhões para reparar os danos provocados pelas fortes chuvas. Uma das situações mais graves aconteceu na avenida Padre Francisco Salles Colturato, também chamada de avenida 36, onde o asfalto cedeu engolindo carros que passavam pelo local. Foi neste local que seis pessoas da mesma família morreram.
Na última quinta-feira (5), dois ministros do Governo Lula já haviam visitado a cidade. O ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, percorreram os trechos mais afetadas pela tempestade.
O Governo Federal deve atuar em parceria com a Prefeitura de Araraquara para realizar obras de prevenção, levando em conta as mudanças climáticas. Durante o mês de dezembro choveu três vezes mais que dezembro de 2021, passando de 153 milímetros (mm) para 507 mm de chuvas. A média histórica era de 242 mm, segundo a Defesa Civil. Somente no último dia 28, o registro foi de 200 mm em 24 horas.
“A gente precisa entender que o mundo está mudando. O prefeito Edinho, com sua equipe, vai levantar todos os pontos onde podem ainda acontecer qualquer tipo de problema para que o Ministério das Cidades, em processo de prevenção, possa também agir”, disse Jader Filho.