São Paulo registra temperaturas acima dos 30ºC e calor intenso se mantém
No decorrer desta quinta-feira, muitas áreas do estado de São Paulo registraram temperaturas acima dos 30ºC, indicando um aumento significativo do calor na região. A previsão é de que esse calor se intensifique ainda mais nesta sexta-feira, devido ao ingresso de ar quente no território paulista, impulsionado pelo deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
Diversos municípios paulistas experimentaram uma tarde extremamente quente, com máximas ultrapassando a marca dos 30ºC. Valparaíso registrou uma temperatura de 33,1ºC, enquanto Barretos alcançou 32,6ºC. Além disso, Rancharia registrou 32,4ºC e Dracena alcançou 32,3ºC, deixando clara a intensidade do calor na região.
A capital paulista também sentiu o impacto do calor, com os termômetros nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registrando 28,9ºC tanto no Mirante de Santana (zona Norte) quanto no SESC-Interlagos (zona Sul).
Para esta sexta-feira, a previsão é de que o calor se intensifique em todo o estado de São Paulo. A região Noroeste, Norte e Oeste de São Paulo, localizada próxima ao Mato Grosso do Sul e ao Triângulo Mineiro, será uma das mais afetadas, com as máximas da tarde previstas entre 33ºC e 35ºC na maioria das cidades. Alguns locais podem até registrar temperaturas isoladas acima de 35ºC, chegando a 36ºC ou 37ºC.
Além disso, o calor também se intensificará na Grande São Paulo, onde, devido ao efeito da ilha de calor urbano, espera-se que a temperatura ultrapasse os 30ºC em diferentes pontos da cidade. Na capital, as marcas à tarde devem ficar em torno de 30ºC.
As regiões litorâneas também serão afetadas pelo calor intenso. Tanto o Litoral Sul quanto a Baixada Santista e o Litoral Norte terão um dia quente, com temperaturas variando de 32ºC a 34ºC durante a tarde, proporcionando uma sensação de verão em pleno inverno.
No entanto, as temperaturas começarão a diminuir no sábado na maior parte de São Paulo, com uma queda mais significativa no Sudoeste e Sul do estado, próximo ao Paraná. Ainda assim, o calor permanecerá intenso em pontos do Norte e Nordeste paulista, nas proximidades do Triângulo Mineiro e Sul de Minas. Enquanto isso, o Litoral Norte continuará com temperaturas elevadas, enquanto a região Sul terá um alívio no calor.