Como se vestir no inverno mais quente dos últimos anos?
Com as estações cada vez mais imprevisíveis, o inverno de 2023 chama atenção, isso porque o Brasil tem enfrentado temperaturas acima da média do mês de agosto, é o que aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Tornando necessário repensar o guarda-roupa para encarar um inverno mais quente em mais de 60 anos. O que não tem sido incomum apenas por aqui, no Chile, mais especificamente na Cordilheira dos Andes, a temperatura chegou a 39º, por exemplo.
Então, se associamos inverno a casacos pesados, luvas, toucas, botas e cachecóis, agora se faz necessária uma adaptação.
Roupas leves e respiráveis são aliadas, como cardigans e blusas de manga longa em tecidos naturais. Camadas inteligentes que permitem ajustes conforme o clima.
Por isso, aqui vão algumas dicas para se vestir bem e não ter surpresas desagradáveis com temperaturas inesperadas, seja muito calor ou mesmo o frio já esperado da época.
Adaptação do Guarda-Roupa
Com o inverno surpreendendo com temperaturas mais altas, o primeiro passo então é adaptar mesmo o guarda-roupa.
Para isso, troque os casacos pesados por camadas mais leves e versáteis, isso permitirá ajustes ao longo do dia. Opte também por cores claras e tecidos respiráveis para refletir o calor. Nesse caso, cardigans e blusas de manga longa são aliados para criar camadas inteligentes.
Já para a parte inferior, busque por calças leves, saias fluidas e shorts que dêem conforto. Nos pés, as botas podem dar lugar para calçados arejados.
E se quiser aplicar um toque de estilo, tenha sempre acessórios funcionais, como chapéus de abas largas e lenços finos, pois ajudam a proteger da luz do Sol.
Mas como não dá para contar com esse clima e o frio do inverno pode aparecer, deixe sempre por perto (mochila, bolsa, cadeira, carro, etc.) blusas e agasalhos capazes de aquecer o suficiente até que esteja em casa.
Sobre as cores claras e tecidos respiráveis
Como dito acima, o recomendável é o uso de cores claras e tecidos respiráveis, isso porque as essas cores refletem os raios solares ao invés de absorvê-los, dando maior frescor.
Já os tecidos, o algodão e o linho proporcionam uma sensação arejada, permitindo que a pele respire, o que diminui a sensação de abafamento.
E é claro que essas opções têm um propósito duplo, pois além de combater o calor excessivo, uma padronização ou tendência, seja em tipos de peças, cores e tecidos, também marca um estilo.
As roupas em tons suaves trabalham a ideia (real) de suavidade, harmonia, enquanto os tecidos respiráveis dão leveza no contato com a pele. Ao criar um guarda-roupa com essas escolhas, você estará vivendo a estação da melhor forma estética e usual.
Roupas para o inverno 2023
Com essas temperaturas “novas” para o inverno, a seleção de roupas apropriadas assume um papel diferente. Ao pensar nos tipos de tecidos e cores, é preciso considerar também quais peças utilizar nessa estação diferente dos últimos anos.
Para que se sinta bem ao se vestir, tendo frescor e versatilidade, aqui vão algumas dicas do que pode utilizar:
Parte de cima
- Blusas de manga curta em tecidos leves
- Regatas de algodão
- Camisas de linho
- Camisetas com tecidos respiráveis
- Cardigans leves
- Blusas de manga longa
- Camisas de manga 3/4
- Jaquetas finas
Parte de baixo
- Shorts de tecidos naturais
- Saias leves e fluídas
- Calças de linho
- Bermudas arejadas
- Calças retas
- Calças com modelagem jogger
- Saias midi
- Calças jeans mais finas
Calçados
- Sandálias de tiras
- Sapatilhas ventiladas
- Tênis com malha respirável
- Chinelos de couro
- Tênis de sola flexível
- Mocassins leves
- Sapatilhas elegantes
- Mules em tecidos naturais
Acessórios
- Chapéus de abas largas
- Lenços finos
- Óculos de sol com proteção UV
- Bolsas de palha ou tecidos naturais
Com condições climáticas inesperadas, as escolhas de vestuário devem acompanhar as mudanças, especialmente na moda feminina.
Então, lembre-se de unir as cores claras a tecidos arejados que ofereçam frescor e da versatilidade de peças como cardigans e calças retas que permite ajustes sem perder estilo. As opções são muito mais variadas e permitem se vestir com confiança e leveza.