Corpus Christi: tapete é montado na Esplanada dos Ministérios em Brasília
A festa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios em Brasília teve início às 6h de hoje (8), com a confecção do tradicional tapete colorido temático. A celebração, organizada pela Arquidiocese de Brasília, ocorre pelo 45º ano e reúne milhares de fiéis para a procissão e a bênção dos governantes, doentes e famílias. Estima-se que cerca de 70 mil pessoas devem comparecer à missa campal.
Neste ano, 600 voluntários participaram da montagem do tapete, que tem 130 metros de extensão e é composto por 25 imagens feitas com serragem, palhas de arroz, café, sal e tintas. A celebração de Corpus Christi é uma tradição católica na qual os fiéis comemoram o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo.
Ao longo do dia, haverá confissões de fiéis atendidas por padres, cantos de animação e a Santa Missa celebrada pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, no palco montado na Esplanada. Após a missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento percorrerá o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios.
Neste momento de celebração da fé, o pároco da Catedral de Brasília, Agenor Vieira de Brito, destaca a importância do respeito às manifestações de fé e do olhar ecumênico, independentemente do credo professado.