“Crimes ambientais envolvem gente de muito dinheiro”, diz ex-presidente do Ibama
Nesta quarta-feira (19), a ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, participou do programa Oito em Ponto.
Ela discorreu sobre o tema do licenciamento ambiental e sobre o caso do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, que são alvos de uma operação que investiga a exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e a Europa.
“[A exportação ilegal de madeira] envolve muito dinheiro, de gente que não está na floresta, gente que está nos Jardins, em São Paulo, e em outras cidades. […] Os crimes ambientais envolvem gente de muito dinheiro”, diz Araújo.
Além disso, na quinta-feira (13), a Câmara dos Deputados concluiu a aprovação, por 300 votos a favor e 122 contrários, do projeto da lei que flexibiliza e dispensa 13 atividades do licenciamento ambiental. Ouça o programa com os comentários de Araújo.
O programa “Oito em Ponto“, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
Por Carolina Grassmann, da TV Cultura