De cada dez homens, nove têm medo de ficar careca
Temida pela maioria dos homens, a calvície assusta quando apresenta os primeiros sinais. Muitas pessoas deixam o espelho de lado e acabam com a autoestima baixa.
A perda dos fios geralmente é hereditária, mas a alimentação errada ou distúrbio hormonal também são fatores que podem contribuir para a velocidade da queda dos cabelos .
“Perceber que o problema se aproxima é muito importante para definir o tratamento, que pode ser clinico ou cirúrgico, e assim reverter a situação”, pontua Breno Marques, médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A calvície afeta metade dos homens até os 50 anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nove em cada dez homens relatam a perda de cabelos como principal preocupação.
Quando o problema já está avançado, há quem recorra ao transplante capilar. O cabelo do próprio paciente serve de doador: é retirado do couro cabeludo na hora da cirurgia e implantado, fio por fio, na área careca.
“É uma redistribuição dos fios, a cirurgia é delicada, porém, simples e tem um resultado extremamente gratificante”, explica Breno Marques.
O transplante pode ser a maior decisão na luta contra a queda dos fios. Os avanços na tecnologia permitem resultados cada vez mais naturais e procedimentos rápidos e acessíveis.
Segundo o dermatologista, com informações esclarecedoras, homens e mulheres tem buscado a solução para calvície sem medo dos procedimentos existentes.
“As técnicas atuais buscam reproduzir com o máximo de fidelidade o que seria uma distribuição natural de cabelos”, destaca o dermatologista.
Para realizar o transplante, é necessário estar bem informado, sem nenhuma dúvida sobre qualquer etapa do procedimento, e se sentindo seguro em relação à qualidade da clínica e dos profissionais que farão a sua cirurgia.