Eletroeletrônicos têm alta de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023
O primeiro semestre de 2023 foi positivo para a indústria nacional de eletroeletrônicos, que registrou uma elevação de 13% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), foram comercializados 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano, contra 39,07 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior.
De acordo com a entidade, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor – que vinha registrando 18 meses de quedas consecutivas. “Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022”, disse o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.
Juros altos
Segundo o executivo, os juros permanecem sendo um dos principais obstáculos para a retomada das vendas no setor. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em em 13,75% ao ano. Esse patamar impacta, de acordo com Nascimento, especialmente o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são vendidos majoritariamente financiados.
“Com maior estabilidade na inflação, nos custos das matérias-primas e do frete, reduzir os juros passa a ser uma prioridade para todo o setor produtivo”, destacou Nascimento. “As dificuldades no acesso e o custo do crédito prejudicam a indústria e o varejo”, complementou.
Maiores altas
A air fryer, ou fritadeira a ar, foi o eletroeletrônico cujas vendas apresentaram o maior crescimento no primeiro semestre de 2023, com comercialização 85% acima do registrado entre janeiro e junho de 2022. O produto tem ganhado popularidade entre os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável.
A linha branca, composta principalmente por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou alta de 4% nas vendas do primeiro semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses de 2022. Segundo a Eletros, esse resultado reflete a demanda reprimida dos consumidores que adiaram as compras durante a pandemia.
As vendas de aparelhos de ar condicionado apresentaram alta de 16% no comparativo semestral com o mesmo período de 2022. A Eletros atribui esse desempenho ao aumento das temperaturas no país e à maior oferta de modelos mais econômicos e eficientes.
Já a venda de televisões teve alta de 19% registrada no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. A Eletros aponta que esse resultado foi impulsionado pela realização da Copa América e dos Jogos Olímpicos, que estimularam a troca dos aparelhos antigos por modelos mais modernos e com maior qualidade de imagem.
Segundo a Eletros, os resultados podem representar uma reviravolta nas expectativas da indústria, caso se sustentem no segundo semestre. “Estamos avaliando se os bons resultados se formarão como uma tendência ou se referem à reposição dos estoques pelo varejo”, ressalvou Jorge Nascimento.
*As informações são da Agência Brasil