‘Estamos à beira de um colapso na saúde’, diz Doria ao anunciar fase vermelha em todo Estado
Um dia após o Brasil registrar, em 24 horas, o maior número de mortes desde o começo da pandemia, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que todo Estado regridirá para a fase vermelha. A nossa classificação, recomendada pelo Centro de Contingência, passa a valer a partir da zero hora de sábado (6).
“Estamos hoje, em São Paulo e no Brasil, à beira de um colapso na saúde. Isso exige medidas urgentes, coletivas”, destacou João Doria, governador de São Paulo.
Ontem (2), o Estado registrou 468 mortes pela covid-19.
“Nas últimas 24 horas, a Central de Regulação de Vagas, da Secretaria Estadual da Saúde, recebeu 901 pedidos para internação em leitos de UTI e enfermaria. Na prática, isso quer dizer que São Paulo encaminhou para internação um paciente a cada dois minutos, internados em hospitais públicos ou privados de São Paulo”, disse o governador, que criticou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministério da Saúde.
Doria sinalizou para a necessidade de comprometimento de cada morador para conseguir frear a transmissão da doença.
“Exige também a sensibilidade daqueles que preferiram praticar o negacionismo, fazer aglomerações, promover festividades, não usar máscaras, ridicularizar aqueles que usam mascaras e se protegem. Não é só um problema de um governo negacionista, é também um problema de parte da população que nega existência e que se expõe, desnecessariamente, ao risco de perderem suas vidas e estimularem que outras pessoas a perder suas vidas também”.