‘Fake luxo 2’: bolsas e itens falsificados são apreendidos na Liberdade
A operação ‘Fake luxo 2’, da Receita Federal, apreendeu, na manhã de hoje (10), bolsas, óculos e acessórios falsificados de grifes famosas. A ação se concentrou no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Segundo os agentes, dez estabelecimentos, que funcionam em duas galerias comerciais, além de depósitos, foram alvos.
“A expectativa é apreender cerca de 1.000 volumes cheios de mercadorias. O valor das apreensões é estimado em R$ 15 milhões”, afirma a Receita Federal, em nota.
Na primeira operação, em 2022, na mesma região, foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 5 milhões. “Em levantamento prévio, a Receita Federal verificou que diversos estabelecimentos ainda persistem na venda de produtos proibidos. Os produtos falsificados são considerados de ‘alta qualidade’ e vendidos, em alguns casos, por milhares de reais”, reforça.
A Receita Federal diz que “a prática identificada pela Receita Federal nessas lojas lesa comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtrai empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos. Além disso, o comércio de produtos falsificados alimenta toda uma rede do crime organizado, gerando consequências ainda mais danosas para a sociedade”.
Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis serão representados pelo crime de contrabando e por outros que possam ser identificados no curso dos processos administrativos.