Fatec terá que aceitar aluno sem ensino médio completo
- Corinthians vence o Palmeiras por 2 a 0 e se afasta da zona de rebaixamentoCorinthians conquista vitória crucial no clássico e respira aliviado no Brasileirão
- Transição energética: um caminho necessário para o futuro sustentávelAdaptação para energias limpas é vital para preservação ambiental e geração de empregos no mundo todo
- Enterros ficam três vezes mais caros em São Paulo após concessão de cemitériosLevantamento foi feito pelo Sindicato dos Servidores Municipais de SP
- Mercado eleva previsões para taxa de juros em semana de CopomTaxa atual de juros está em 10,75%
- Morre o cantor Agnaldo RayolArtista sofreu uma queda em casa e morreu ao dar entrada no hospital
A Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec) terá que matricular um aluno no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que ainda não completou o ensino médio. A decisão, por meio de mandado de segurança, é da Vara da Fazenda Pública da cidade.
O estudante João Pedro de Oliveira Lopes pediu permissão da Justiça para se matricular no curso enquanto conclui o ensino médio em uma escola estadual, no período da manhã. E a Justiça concordou.
“Foge da razoabilidade, isto é, daquilo que se aceita como normal, aceitável e justo, que um estudante excepcional não possa iniciar o curso no ensino superior, porque ainda tem de cursar o último semestre do ensino médio – praticamente pro forma”, escreveu o juiz Bruno Machado Miano, que condicionou a matrícula no curso superior à obrigação de o estudante seguir com o curso no ensino médio em parelelo.
Segundo o Tribunal de Justiça, na ação, impetrada pelo advogado Kalleb Smokou Alencar, o estudante comprovou vida curricular e extracurricular excepcionais.
“Manter o aluno preso ao enquadramento legal/regimental, por mero formalismo, é deixar de incentivar a inteligência, a criatividade e a cultura”, enfatizou o magistrado.
A Fatec, mantida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ainda pode recorrer da decisão.
*Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo.