Idosa morre eletrocutada após tocar em fio rompido por ventania em Itanhaém
Uma idosa de 80 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica durante uma ventania nesta quinta-feira (13), em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ela tocou em um cabo de média tensão, que se rompeu após ser atingido por galhos de uma árvore. As rajadas de vento foram provocadas por um ciclone extratropical, que atingiu a Baixada Santista e causou diversos estragos.
De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima, identificada como Iracy Alves de Oliveira e Silva, foi encontrada na calçada da Rua Bartira, no bairro Iemanjá, sobre um dos fios. Segundo apurado pelo G1, a mulher encostou no fio após sair de casa para ver o que tinha causado falta de energia no imóvel.
A Prefeitura de Itanhaém informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, por volta das 6h, para uma ocorrência de parada cardiorrespiratória causada por choque elétrico de alta tensão.
Ao chegar no local, a equipe verificou que a vítima ainda estava com fio energizado sobre o corpo. Por isso, foi necessário o desligamento da energia pela empresa concessionária Elektro. Em seguida, a PM preservou o local para realização de perícia.
A Neoenergia Elektro lamentou o ocorrido. “A empresa esclarece que a queda de um galho de árvore, após rajadas de vento de maior intensidade, provocou o rompimento de um cabo de média tensão e, consequentemente, o contato acidental”, disse, em nota.
A distribuidora informou ainda que, após ser acionada, imediatamente enviou técnicos ao local. Eles isolaram a área e adotaram as medidas cabíveis. “A Neoenergia Elektro seguirá analisando o caso e se coloca à disposição da família e das autoridades para prestar o apoio e esclarecimentos necessários”.
A funerária Plabeth, que retirou o corpo do local, disse que ainda não há informações sobre horário do velório e do sepultamento.
Ciclone A ventania provocada por um ciclone extratropical causou estragos em vários pontos da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (13).
A travessia de balsas entre Santos e Guarujá foi paralisada. Um trecho da Rodovia Anchieta foi interditado. Houve a queda de dezenas de árvores e fachadas de estabelecimentos foram destruídas. As atividades no Porto de Santos, o maior da América do Sul, também precisaram ser interrompidas.
O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma no oceano e provoca mudanças no clima. Ele pode trazer chuva forte, ventos intensos e queda brusca da temperatura.