Letalidade policial em São Paulo aumenta 86% no primeiro trimestre de 2024
Dados do Ministério Público apontam aumento significativo nas mortes cometidas por PMs durante o segundo ano do governo Tarcísio
O primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento de 86% nas mortes cometidas por policiais militares em São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Ministério Público, o total de suspeitos mortos pela Polícia Militar no estado saltou de 106 para 197.
Na Baixada Santista, onde ocorreu a Operação Verão, a letalidade policial cresceu 427% no mesmo período. A cidade com maior número de mortes foi a capital paulista, com 47 vítimas este ano, enquanto no ano passado foram registradas 43.
A Secretaria Estadual da Segurança Pública, em nota, afirmou que “as mortes em confronto são consequência da reação de criminosos às operações de combate à criminalidade, que tem forte presença na Baixada Santista”. A pasta também destacou que todas as ocorrências são rigorosamente investigadas pelas polícias Civil e Militar, com acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário.