Maioria dos internados no HC não se vacinou
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do estado de São Paulo mostram que 76% dos pacientes internados por Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas não se vacinaram contra a doença ou estão com a imunização incompleta. Atualmente, há 145 leitos de enfermaria e UTI disponíveis na unidade.
“O dado reflete um cenário que nós já sabíamos: a importância da vacinação com duas doses e, claro, com a dose de reforço se for o momento”, disse Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado.
Nas últimas semanas, o número de casos e de internações aumentaram em todo o Brasil. O principal responsável foi a variante ômicron, que mostrou ser mais transmissível que as antigas cepas.
O fato da maioria dos casos da variante ômicron serem menos agressivos, não impede que as pessoas desenvolvam sintomas graves, principalmente entre aqueles que não tomaram as vacinas.
Em São Paulo, 85,54% da população recebeu ao menos uma dose de vacina e 79,85% completaram o esquema vacinal.
A ocupação de leitos de enfermaria em hospitais de São Paulo está em 45,1% e, de UTI, 41,2%, de acordo com dados do governo de São Paulo.
Por TV Cultura