Medida Provisória de Lula promete redução nas contas de luz
A nova MP assinada pelo presidente visa investimentos em energia sustentável e menor reajuste tarifário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória (MP) que estipula uma redução nas contas de luz dos brasileiros. A medida, que prevê uma diminuição de 3,5% a 5% até 2026, também contempla investimentos de R$ 165 bilhões em fontes de energia limpas, como hidroelétrica, eólica, solar e biomassa.
A MP é uma resposta às necessidades de adequação dos reajustes anuais nas tarifas de energia, com o objetivo de promover uma economia mais sustentável e menos dependente de fontes poluentes. Além disso, a medida antecipa o recebimento de recursos provenientes do processo de privatização da Eletrobras, que serão utilizados para cobrir custos adicionais de energia causados pela pandemia e pela crise hídrica de 2021, evitando que esses encargos recaiam sobre os consumidores.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a importância da MP, apontando para a correção de políticas anteriores que impuseram juros elevados sobre os consumidores. Com a publicação da MP, espera-se que os benefícios sejam refletidos na economia e na qualidade de vida dos brasileiros.