O Auto da Compadecida 2: continuação da comédia nacional chega aos cinemas em dezembro
O filme traz de volta Selton Mello e Matheus Nachtergaele como os personagens João Grilo e Chicó, 25 anos após o sucesso do primeiro longa. O elenco conta ainda com Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins e outros nomes.
Os fãs da comédia nacional O Auto da Compadecida já podem comemorar: a continuação do filme, que foi um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro, já tem data de estreia. O Auto da Compadecida 2 chegará às telonas no dia 25 de dezembro de 2024, como um presente de Natal para os espectadores.
O filme retoma as aventuras de João Grilo (Selton Mello) e Chicó (Matheus Nachtergaele), dois amigos que vivem de golpes e trapaças no sertão nordestino. Após escaparem da morte com a ajuda da Compadecida (Taís Araújo), a dupla volta a Taperoá, na Paraíba, onde terão que enfrentar novos desafios e personagens. O roteiro é baseado na obra de Ariano Suassuna, com adaptação de Guel Arraes e João Falcão, que também assinam a direção do longa.
O elenco do filme reúne nomes de peso da dramaturgia nacional, como Eduardo Sterblitch, que interpreta Arlindo, um comerciante e radialista poderoso; Humberto Martins, que vive o Coronel Ernani, um fazendeiro autoritário; Fabiula Nascimento, que dá vida a Clarabela, a esposa do coronel; Luis Miranda, que encarna Antônio do Amor, um padre corrupto; Juliano Cazarré, que faz o papel de Omar, um pistoleiro temido; e Luellem de Castro, que representa Iracema, uma prostituta apaixonada por Chicó.
O filme também conta com a participação especial de Virginia Cavendish e Enrique Diaz, que reprisam os papéis de Rosinha e Joaquim Brejeiro, respectivamente. Os dois foram os protagonistas do romance que marcou o primeiro filme, lançado em 2000. O Auto da Compadecida foi um fenômeno de público e crítica, levando mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas e ganhando quatro prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
O Auto da Compadecida 2 promete manter o humor e a emoção que caracterizaram o primeiro filme, mas com uma roupagem mais moderna e tecnológica. A produção recriará, de forma fabular e encantatória, a Taperoá dos anos 50, com cenários e figurinos caprichados. O filme também terá efeitos especiais e trilha sonora original, que mistura elementos da cultura nordestina com sonoridades contemporâneas.
O filme é uma produção da Conspiração Filmes e da H2O Films, que também é a distribuidora. O projeto conta com o apoio da família de Ariano Suassuna, que autorizou a continuação da história. O filme tem estreia prevista para o dia 25 de dezembro de 2024, em todo o Brasil.