‘O Grafite na Cidade’ Mostra Como é Possível Revitalizar Espaços Públicos
Nascido nas ruas e usando a cidade como tela, o grafite tem alcançado cada vez mais reconhecimento como prática de arte urbana. Dessa forma, e usando a transformação social como premissa, ‘O Grafite na Cidade’ leva oficinas gratuitas de grafite para Guarujá e Praia Grande, a partir do próximo dia 09 de julho.
Destinado a jovens de 12 a 18 anos, o projeto é gratuito. Serão 35 horas de oficinas, cujo objetivo é disseminar conhecimento acerca da teoria e prática do grafite que, de acordo o professor Luís Henrique Sniffo, já é legitimado como arte.
“Independente do espaço onde aconteça, esse projeto se apresenta para uma geração que já cresce tendo a presença da arte de rua em seu cotidiano. Então, como é do posicionamento dos movimentos do grafite e do hip hop, a transgressão de se colocar na rua faz com que cada vez mais pessoas tenham contato direto com isso”, explica.
Uma das intenções do projeto é apresentar o grafite como instrumento de revitalização do espaço público, conscientizando os participantes – e também a população – sobre a importância do cuidado com esses locais espalhados pelas cidades por onde passa.
“Para essa galera que já nasce em um ambiente que evidencia o grafite como arte, é imprescindível obter uma base para compreensão do movimento, de forma a entender todo o processo: porque é feito, quais sãos os movimentos que ali acontecem e o que cada um quer dizer? O primeiro passo da oficina é justamente esse”, pontua Sniffo.
O projeto vai beneficiar 20 jovens de cada cidade e, ao todo, serão dez encontros com duração de 3h30. As inscrições – também gratuitas – acontecem de 16 a 29 de junho: no Guarujá, o formulário estará disponível na Usina HIP HOP; em Praia Grande é só comparecer ao Palácio das Artes para efetuar a inscrição. O material didático e de pintura também será disponibilizado gratuitamente durante as oficinas.
Para encerrar as atividades, cada grupo vai realizar a pintura de um muro em espaços públicos do Guarujá e de Praia Grande, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo das oficinas. “A vivência prática associada à técnica, além do contato real do processo como um todo, é muito importante para o desenvolvimento do aluno. É um estopim para que essa galera, que vai passar pelas oficinas, possa carregar para o resto da vida essa bagagem artística, principalmente da arte de rua, que tem muito a mostrar a todos nós”, conclui Luís Henrique.
Idealizado pela Numen Produtora, ‘O Grafite na Cidade’ já passou por Campinas e tem patrocínio do Atacadão, incentivo do ProacSP e apoio do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço: “O Grafite na Cidade”
Guarujá
Inscrições: De 16 a 29 de junho de 2018, das 08h às 18h
Onde: Usina HIP HOP – Rua Duque de Caxias, 470, Parque Estuário (Vicente de Carvalho), Guarujá/SP
Oficinas: De 09 a 20 de julho (segunda a sexta), das 08h30 às 12h, na Usina HIP HOP
Praia Grande
Inscrições: De 16 a 29 de junho de 2018, das 13h às 18h
Onde: Palácio das Artes – Avenida Costa e Silva, nº 1.600, Praia Grande/SP
Oficinas: De 09 a 20 de julho (segunda a sexta), das 14h30 às 18h, no Palácio das Artes
(Texto: Patrícia Nascimento/ Assessoria de Imprensa)