Operação Altas Temperaturas já realizou 179 mil atendimentos em SP
Com o calor intenso, a Prefeitura de São Paulo mantém tendas de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade até esta segunda-feira (17)
A Operação Altas Temperaturas (OAT), realizada pela Prefeitura de São Paulo, já atendeu 179.295 pessoas entre terça-feira (11) e domingo (16) em meio à onda de calor que atinge a cidade. Com o objetivo de proteger a população em situação de vulnerabilidade, a ação segue em andamento até esta segunda-feira (17), oferecendo atendimento das 10h às 16h em 10 tendas espalhadas pela cidade.

As tendas têm se mostrado fundamentais para acolher os cidadãos durante os dias de calor intenso. De terça a domingo, foram distribuídos 364.421 itens, incluindo 230.708 garrafas de água, 34.514 copos de chá gelado, 40.179 frutas, e mais de 59 mil copos de água fornecidos através dos bebedouros da Sabesp. Além disso, 507 pessoas que estavam acompanhadas de seus animais receberam orientações sobre cuidados com o calor e 464 animais foram atendidos com a distribuição de 305 potes de água.
A operação, que é ativada sempre que a sensação térmica atinge 32°C, conta com o apoio de várias secretarias municipais, como a de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), além de colaboração da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). O programa também é realizado em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que realiza a busca ativa nas ruas, oferecendo acolhimento e orientação para aqueles que necessitam.
As tendas, montadas em pontos estratégicos da cidade, têm como objetivo fornecer um abrigo com temperatura amena, onde as pessoas podem descansar, se hidratar e receber orientações sobre cuidados durante o calor extremo. Além disso, os cidadãos podem acessar serviços de saúde e apoio social.
A previsão do tempo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), aponta para temperaturas que podem alcançar 35°C no decorrer da semana. A máxima de 33,6°C registrada em 22 de janeiro foi a maior até agora neste ano.
Confira abaixo os endereços das tendas em funcionamento:
Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas), Itaquera (Av. Musgo com Flor x Avenida Imperador) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, esquina com Guaicurus)
A Operação Altas Temperaturas segue até o final do dia de hoje, proporcionando apoio e cuidados essenciais para minimizar os efeitos do calor extremo na cidade.