Pedágios terão redução de até 35,5% nas rodovias Sorocabana e Nova Raposo, em SP
Novas tarifas entram em vigor no dia 30; medida integra política de revisão contratual e implementação do sistema de cobrança proporcional por trecho.
A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aprovou uma significativa redução nas tarifas de pedágio das rodovias que integram os lotes Sorocabana e Nova Raposo. A decisão foi tomada em reunião de diretoria e será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (24). Os novos valores passam a valer no dia 30 de março.

As reduções variam de acordo com o tipo de cabine utilizada. Nas cabines automáticas, os descontos variam entre 23,8% e 35,5%. Já nas cabines manuais, os valores caem entre 19,8% e 32,2%.
📍 Reduções no lote Sorocabana:
- Itu (SP-280): de R$ 15,80 para R$ 11,97 (automática) e R$ 12,60 (manual)
- Sorocaba (SP-075): de R$ 9,00 para R$ 6,74 (automática) e R$ 7,10 (manual)
- São Roque (SP-280): de R$ 12,60 para R$ 9,59 (automática) e R$ 10,10 (manual)
- Alumínio (SP-270): de R$ 12,60 para R$ 9,40 (automática) e R$ 9,90 (manual)
- Araçoiaba (SP-270): de R$ 5,30 para R$ 3,99 (automática) e R$ 4,20 (manual)
📍 Reduções no lote Nova Raposo:
- Osasco (SP-280): de R$ 5,90 para R$ 3,80 (automática) e R$ 4,00 (manual)
- Barueri (SP-280): de R$ 5,90 para R$ 3,80 (automática) e R$ 4,00 (manual)
- Itapevi (SP-280): de R$ 11,80 para R$ 8,93 (automática) e R$ 9,40 (manual)
Motivos para a redução
A medida faz parte da política tarifária do Estado de São Paulo e é resultado de fatores como:
- Fim da tarifa quilométrica de sistema (antes aplicada pela concessionária ViaOeste);
- Depreciação de ativos, considerando o desgaste natural das infraestruturas;
- Aplicação de descontos contratuais, como o Desconto para Usuário Frequente (DUF), que pode chegar a até 20% para usuários recorrentes;
- Desconto adicional de 5% para usuários das cabines automáticas.
Além disso, está em andamento a implementação do sistema free-flow, modelo que permite a cobrança proporcional ao trajeto percorrido, sem a necessidade de praças fixas de pedágio. A expectativa é de uma relação mais justa entre o valor pago e a distância percorrida.
A iniciativa integra os contratos de concessão dos novos lotes “Rota Sorocabana” e “Nova Raposo”, definidos pelo Poder Concedente com base em estudos técnicos de viabilidade, visando ampliar a eficiência, segurança e acessibilidade das rodovias estaduais.