Capital

Presença internacional cresce na Plástico Brasil e impulsiona novos negócios 

Evento reuniu mais de mil empresas em São Paulo

A edição de 2025 da Plástico Brasil, que terminou nesta sexta-feira (28), registrou um crescimento na participação de empresas estrangeiras, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes para o setor na América Latina. Com um aumento de 38% em relação a 2023, a feira reforça a importância do Brasil no cenário global da indústria do plástico, atraindo delegações internacionais interessadas em explorar oportunidades de negócios no país. 

(Divulgação)

Segundo Gino Paulucci Junior, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o mercado brasileiro tem sido um grande atrativo para empresas internacionais.

“O Brasil possui uma indústria do plástico forte e em crescimento, o que tem despertado o interesse de delegações internacionais em fazer negócios aqui”, afirma. 

Em 2025, as empresas estrangeiras aproveitaram as oportunidades no mercado brasileiro e incluíram a participação na Plástico Brasil em suas estratégias. Expositores de países como Áustria, Suíça, Suécia, Itália, Alemanha, Taiwan e China apresentam inovações tecnológicas, fortalecem parcerias comerciais e ampliam as oportunidades de investimentos no mercado brasileiro.  

Com um cenário global cada vez mais focado em sustentabilidade e inovação, a presença internacional na feira reflete o crescente interesse por soluções inovadoras e colaborações estratégicas. “Hoje, temos um crescimento expressivo da participação internacional em comparação com a edição anterior. A tendência é continuarmos crescendo e trazendo novos pavilhões para as próximas edições”, ressalta Yeda Monteira, business manager da Informa Markets.  

Ainda de acordo com a business manager, o Brasil tem se consolidado como porta de entrada para a América do Sul, atraindo visitantes internacionais interessados em fazer negócios. Sandra Brogli, project manager de trade fairs da Switzerland Global Enterprise e representante do pavilhão suíço, também celebra o sucesso da feira e já faz planos para 2027. “Podemos afirmar que a Plástico Brasil é um grande sucesso. Os expositores internacionais estão muito satisfeitos. Para 2027, esperamos expandir nossa área de exposição”, afirma. 

Como forma de exigência global para participar do evento, as empresas estrangeiras precisam compreender o mercado brasileiro e suas particularidades econômicas, culturais e regulatórias. Mais de mil expositores presentes no evento devem alinhar suas estratégias ao comportamento do consumidor local e às demandas específicas do setor. “Oferecemos consultoria para auxiliar os expositores internacionais na participação do evento, pois fazer negócios no Brasil requer um entendimento das taxas e legislações específicas do mercado local”, explica Yeda. 

O alinhamento entre as especificidades locais e as soluções internacionais demonstra que, para ter sucesso no Brasil, é essencial compreender seu ambiente único. Esse desafio, por outro lado, abre portas para oportunidades reais de crescimento e parcerias duradouras. 

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios