Polícia

PM da Rota que matou dois bandidos na Via Dutra em São Paulo, é acusado pela Ouvidoria e Ministério Público de executar criminosos

O caso é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, que apuram a suspeita de execução dos criminosos, que teriam sido rendidos antes de serem baleados.

Um policial militar aposentado reagiu a um assalto e matou a tiros dois criminosos que tentavam roubar a moto de luxo dele, na tarde deste sábado (11), num acesso à Rodovia Fernão Dias, próximo à Ponte Presidente Dutra, na Zona Norte de São Paulo. O caso é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, que apuram a suspeita de execução dos criminosos, que teriam sido rendidos antes de serem baleados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os dois assaltantes estavam em outra moto e pelo menos um deles estava armado. A vítima pilotava uma motocicleta, com a esposa na garupa. Eles estavam numa moto BMW de 2023 de 1.250 cilindradas, avaliada em mais de R$ 100 mil. Os criminosos que abordaram o casal ocupavam uma BMW também, ano 2022, de 300 cilindradas, que custa em torno de R$ 30 mil. Eles também usavam capacetes.

A Ouvidoria da Polícia informou neste domingo (12) à reportagem que pedirá para a Polícia Civil e o Ministério Público (MP) investigarem a suspeita de que os dos criminosos podem ter sido executados pelo policial militar.

Vídeos que circulam nas redes sociais, e que foram gravados por testemunhas, mostram, segundo o ouvidor Claudio Silva, os dois homens rendidos pelo policial militar e outras pessoas antes de eles serem baleados.

Siga nosso canal no Whatsapp

Nas filmagens é possível escutar ao menos 13 tiros. Segundo a Ouvidoria, aparentemente os disparos foram dados somente pelo policial. Não dá para saber se algum dos bandidos atirou, de acordo com ouvidor. As vítimas não foram baleadas.

“O socorro foi acionado e constatou o óbito dos criminosos no local. A moto usada pela dupla havia sido roubada um dia antes e, após trabalho pericial, foi restituída ao dono. Todas as armas foram apreendidas e encaminhadas para perícia”, continua a pasta da Segurança no comunicado.

O caso foi registrado como “homicídio decorrente de oposição à intervenção policial” no 73º Distrito Policial (DP), no Jaçanã, Zona Norte. Segundo a SSP a eventual suspeita de execução, apontada pela Ouvidoria, será investigada pelo 19º DP, Vila Maria.

“A SSP esclarece que, por se tratar de um policial militar aposentado, todas as circunstâncias estão sendo apuradas pela Polícia Civil, no 19º DP”, informa trecho da nota da pasta ao ser questionada se a investigação irá analisar os vídeos que, de acordo com a Ouvidoria, mostram a vítima atirando e matando suspeitos já rendidos.

“O caso foi registrado como como homicídio, roubo de veículo tentado e consumado; excludente de ilicitude e localização/apreensão e entrega de veículo”, completa a Secretaria da Segurança. O excludente de ilicitude registrado no boletim de ocorrência afasta, em princípio, a ilegalidade da ação policial.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios