Policial federal é morto durante confronto em operação contra organização criminosa em Salvador
Um Policial Federal e mais quatro criminosos morreram na manhã desta sexta-feira (15) em Salvador, durante um confronto na região de Valéria. O policial participava da “Operação Fauda”, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal (PF) e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que visava desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, armas, homicídios e roubos.
De acordo com informações da SSP-BA, outros dois agentes também foram feridos no confronto, um da PF e outro da Polícia Civil. O confronto resultou na morte de quatro homens suspeitos de integrar a organização criminosa.
Em comunicado, a Polícia Civil da Bahia afirmou que está empenhada em parceria com a SSP-BA para investigar o homicídio do agente da PF Lucas Caribé Monteiro e a tentativa de homicídio de outro servidor da PF e do investigador Vockton Carvalho Freire. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a apuração do caso.
Segundo informações da polícia, Vockton encontra-se internado no Hospital Geral do Estado, após ser atingido no rosto por estilhaços de um disparo. Ele passará por uma cirurgia em um dos olhos.
A Polícia Federal também se pronunciou sobre a trágica morte do agente. Em nota, a Direção-Geral da PF lamentou profundamente o falecimento de Lucas Caribé Monteiro, que ingressou na instituição em 2013. Em virtude dessa perda, o diretor-geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de três dias.
“A Polícia Federal expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados. Informamos, ainda, que a Polícia Federal está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento”, diz a nota.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também manifestou solidariedade aos policiais feridos. Ele informou que o diretor-geral substituto da PF, delegado Gustavo Souza, estará na Bahia para acompanhar os acontecimentos e fornecer as orientações necessárias.
A operação, que mobilizou cerca de 100 agentes das polícias Federal, Militar e Civil, tinha como objetivo cumprir mandados judiciais em Salvador, visando a captura de foragidos, apreensão de armas, munições e drogas. Durante a ação, foram confiscados dois fuzis. A Polícia Civil informou que os suspeitos estão escondidos em uma área de mata fechada, e as autoridades continuam empenhadas em localizá-los e efetuar as prisões necessárias.