Brasil

Por que os brasileiros estão dando preferência para carros seminovos?

Pesquisa indica que seminovos se tornaram a primeira opção da maior parte da população, enquanto os veículos 0 km seguem em queda

Com o país vivendo um período de grande instabilidade econômica, os carros 0 km estão cada vez mais próximos de se tornar um artigo de luxo. Os preços inflacionados da tabela FIPE continuam afastando muitos consumidores, que em sua maioria, não possuem poder aquisitivo suficiente para arcar com os custos de um veículo novo. Diante dessas circunstâncias, os seminovos vêm ganhando grande destaque.

Por que os brasileiros estão dando preferência para carros seminovos?
Pesquisa indica que seminovos se tornaram a primeira opção da maior parte da população(iStock – hxdbzxy)

De acordo com um estudo da agência Conversion, os últimos seis meses registraram uma busca quatro vezes maior por automóveis seminovos, se comparado com as buscas por veículos 0 km. Esse dado apenas reforça uma tendência que já vem ganhando força desde 2023; em novembro daquele ano, foram registrados 160 mil emplacamentos para 765 mil transações de carros usados, segundo a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Esses números reforçam como o mercado automobilístico vem se tornando cada vez mais seletivo e pouco acessível. No passado, toda montadora possuía uma linha de veículos populares, que estavam ao alcance financeiro do grande público mesmo em suas versões 0 km. Hoje, todos esses modelos foram extintos, sobrando apenas alternativas mais completas e, consequentemente, bem caras.

Um levantamento realizado em dezembro de 2024 aponta que restam apenas 12 modelos de veículos custando menos de R$ 100 mil no mercado brasileiro. Dessas opções, o mais acessível se encontra por R$ 74.990, um valor que já é considerado elevado para a maioria da população.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de se investir em um veículo 0 km são incontestáveis. Por se tratar de um automóvel sem uso prévio, o proprietário não precisa se preocupar com manutenções regulares ou enfrentar defeitos recorrentes. Além disso, esses modelos também são mais completos e confortáveis, proporcionando uma experiência mais satisfatória aos motoristas.

A principal desvantagem está nos custos envolvidos, que não se limitam somente ao valor ou aos juros do financiamento. O IPVA desses veículos também é bem maior que de um modelo mais antigo, então todos os impostos relacionados também serão elevados. Esse problema não se repete com carros seminovos, já que o imposto tende a ser reduzido de acordo com o ano do automóvel.

Além da tributação, os carros seminovos são mais baratos em geral, possibilitando aos compradores usufruírem de um bom veículo por preços muito mais acessíveis. Contudo, por se tratar de um automóvel usado, eles tendem a apresentar defeitos com mais frequência, o que cria a necessidade de realizar manutenções periodicamente. Consequentemente, isso acaba elevando os gastos para mantê-lo. 

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Willian Marques
1 mês atrás

Por motivos óbvios..

Bruno Bello
1 mês atrás

Preço do zero km e qualidade piorando e nenhuma novidade real, tirando os veículos elétricos e híbridos.

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
2
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios