Economia

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 termina hoje

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 termina hoje, dia 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, até o início desta quarta-feira, mais de 37,7 milhões de declarações já haviam sido enviadas. A expectativa é de que esse número chegue a 39,5 milhões até o fechamento.

Entre as declarações já apresentadas, 23% foram pré-preenchidas usando bancos de dados do governo federal, o que reduz os riscos de erros, segundo a Receita. No entanto, é importante que todas as informações sejam checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio.

O formato simplificado foi escolhido para 57% das declarações, e 8% foram retificadas. A entrega pode ser feita pelo Programa Gerador da Declaração, disponível no site da Receita Federal, pelo serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para celulares e tablets.

Quem optar pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no pagamento das restituições, respeitando sempre as prioridades legais, que incluem idosos, professores e pessoas com deficiência.

Siga nosso canal no Whatsapp

A declaração deste ano traz uma novidade para quem tem investimentos na Bolsa de Valores, mercado futuro ou investimentos semelhantes. Agora, só é obrigado a declarar quem vendeu ações cuja soma superou R$40 mil ou quem obteve lucro com venda de ações, independentemente do valor. Antes, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior, em qualquer valor, era obrigado a declarar.

Lembre-se que é possível destinar até 6% do valor devido do Imposto de Renda para projetos sociais e culturais ou 7%, se o contribuinte incluir projetos esportivos. A destinação pode ser feita pelo próprio formulário de declaração e é limitada a 3% do imposto devido para os fundos da criança e adolescente e da pessoa idosa. A Receita Federal disponibiliza um passo a passo em sua página sobre como fazer a destinação para pessoas físicas e empresas.

A declaração do imposto é uma oportunidade para ajustar as contas com a Receita Federal e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa importante para o cidadão. A destinação é um mecanismo que permite a aplicação de parte do imposto recolhido em uma causa considerada importante, refletindo os valores e a responsabilidade social de cada contribuinte.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios