Protesto contra fase vermelha no Estado fecha Marginal
Manifestantes bloquearam, na manhã de hoje (5), a Marginal Tietê, sentido da rodovia Ayrton Senna, contra a fase vermelha de restrição. A medida anunciada pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, é para tentar conter o avanço da Covid-19.
Números da Secretaria Estadual da Saúde indicam que 77,4% dos leitos de UTI no Estado estão ocupados. Na região metropolitana de São Paulo o quadro é ainda pior, com 79,1% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo com pacientes.
Durante o protesto, vans e caminhões estacionaram fechando as três pistas da via (expressa, central e local). Faixas contra o governador eram apresentadas.
Esta semana, ao anunciar as medidas mais duras contra a circulação de pessoas, o governador disse que “estamos hoje, em São Paulo e no Brasil, à beira de um colapso na saúde. Isso exige medidas urgentes, coletivas”. “Exige também a sensibilidade daqueles que preferiram praticar o negacionismo, fazer aglomerações, promover festividades, não usar máscaras, ridicularizar aqueles que usam mascaras e se protegem. Não é só um problema de um governo negacionista, é também um problema de parte da população que nega existência e que se expõe, desnecessariamente, ao risco de perderem suas vidas e estimularem que outras pessoas a perder suas vidas também”, completou Doria.
A partir de amanhã (6), todo o estado entrará na fase vermelha do Plano São Paulo, e apenas serviços essenciais poderão permanecer abertos. A medida vale até o dia 19 de março e poderá ser prorrogada.
*com TV Cultura