Opinião

Quais as tendências de marketing digital para 2022?

Em um mercado tão dinâmico, estar por dentro das mudanças é fundamental, seja você profissional ou empresa. Com a pandemia, o processo de digitalização do público de uma forma geral foi acelerado. Vimos muitas marcas correrem para criar lojas virtuais, redes sociais e etc. Hoje, diz o ditado, uma empresa que não está na internet pode ser considerada como inexistente. Por isso, estar presente na vida digital dos consumidores é importante. E mais do que isso, se manter atualizado também!

Uma pesquisa elaborada pela consultoria KPMG mostra que cerca de 67% dos executivos entrevistados admitiram que a digitalização das operações exigida pela pandemia fez com que seus respectivos negócios avançassem neste ponto. 

O material ainda mostra que a maioria dos CEOs (mais de 80%) apontam que houve uma aceleração na criação de força de trabalho preparada para lidar com sistemas de automação e inteligência artificial. 

Vinicius 1 1 3 1
Quais as tendências de marketing digital para 2022? 13

Os dados revelam que temos entrado em uma nova era. Por isso, quero falar um pouco sobre as tendências de marketing digital já para 2022. 

Siga nosso canal no Whatsapp

Em primeiro lugar, a questão do Metaverso já começa a ser sentida por muitos profissionais. Isto porque trata-se de um novo espaço a ser ocupado. Imagine as possibilidades de ter um mundo aberto onde varejistas e outros players possam pensar em inovações e soluções?  

Não é sem motivo que temos visto a movimentação de gigantes como o próprio Facebook – agora Meta – neste sentido. 

Em segundo, algo que tem chamado a atenção é a questão da Experiência Por Voz. E isto envolve o investimento em podcasts, algo em alta em todo o mundo. Exemplo disso são programas como Vênus Podcast e PodPah, que, juntos, acumulam milhões de seguidores. 

Vale ressaltar que este tipo de material é disponibilizado em plataformas como Spotify e Youtube, por exemplo, que ajudam no ranqueamento do Google. 

Dentro deste universo digital, há ainda o surgimento dos Influenciadores Virtuais. Assim como temos nos acostumado com figuras como Whindersson Nunes, Felipe Neto, Jade Picon e outros, também teremos os virtuais que devem ganhar força junto com o Metaverso. 

Aliás, não vale aqui citar nomes, mas já existem famosos que criaram seus avatares e já têm faturado alto com este novo “produto”. 

Em quarto, WhatsApp e Telegram devem ser mais vistos como ferramentas de vendas virtuais. O primeiro, inclusive, já oferece opção de pagamento e a criação de vitrines dentro do aplicativo. 

Já o Telegram abriu a possibilidade de usuários fazerem anúncios dentro da plataforma, que poderão ser exibidos em grupos com mais de mil integrantes. 

Outra ferramenta que, apesar de ter sempre alguém querendo “matar”, volta e volta com força é o E-mail Marketing. E não é sem motivo. Dentro de todas as ferramentas utilizadas para vendas, esta é a que oferece a melhor relação entre custo e benefício. 

Se utilizada da maneira correta, a tendência é que no longo prazo o ROI seja melhorado conforme a base cresça. Claro, para isso, é importante adotar algumas estratégias específicas de relacionamento com o cliente. 

Por fim, o Slow Content também deve estar no radar. Em uma era de conteúdos abundantes, se diferenciar e entregar algo que gere valor ao seguidor é muito importante. Por isso, há uma tendência de troca de milhões de posts nos stories por apenas alguns poucos que realmente causarão impactos. 

Talvez seja cedo para enxergar uma direção e definir uma estratégia a ser seguida. Quem souber manejar melhor as ferramentas que existem, sem dúvidas, sairá na frente. 

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios