Sabesp vai alimentar Cantareira com água do Paraíba do Sul
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi autorizada a transferir água do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira. A estatal planejava captar 60 bilhões de litros, mas só 40 bilhões foram liberados.
A decisão aconteceu para evitar o desabastecimento e uma nova crise hídrica, já que a Cantareira operou com 28,4% da sua capacidade nesta quinta-feira (14).
O limite anual de transferência da água do rio já havia sido superado em setembro, com 162 bilhões de litros para captação. Por isso, a Sabesp precisou pedir autorização ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão regulador do governo de São Paulo.
Além do DAEE, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), relacionada ao governo federal, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), ligado ao governo de Minas Gerais, e o Instituto Estadual do Ambiental (INEA), do Rio de Janeiro, aprovaram a decisão em uma nota conjunta oficial. A autorização das diferentes agências aconteceu porque o rio banha os três estados.
Por TV Cultura