São Paulo reitera intenção de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031
A prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19) que enviará uma carta à PanAm Sports, organização responsável pelos Jogos Pan-Americanos, reiterando a intenção de sediar a edição de 2031 do evento. O documento será entregue pelo secretário municipal de Esportes da capital paulista, Cacá Viana, durante uma reunião com o presidente da entidade internacional, Neven Ilic, em Santiago.
A cidade de São Paulo se considera preparada para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031 devido à estrutura e experiência adquiridas quando foi uma das sedes da Copa do Mundo de futebol, em 2014. No comunicado, a prefeitura destaca sua candidatura como possível sede da Copa feminina de 2027, caso o Brasil seja escolhido como o país anfitrião da competição.
Para fortalecer a candidatura, durante os Jogos de 2023 em Santiago, a prefeitura de São Paulo estabelecerá o Espaço Cidade de São Paulo – Casa Brasil. O local contará com atrações que fazem referência à cultura brasileira, incluindo shows de música e dança, proporcionando uma amostra do que a cidade tem a oferecer.
Os Jogos Pan-Americanos já tiveram o Brasil como sede duas vezes. A primeira foi em São Paulo, em 1963, e a segunda no Rio de Janeiro, em 2007. Até o momento, não há notícias sobre outras candidaturas para sediar a edição de 2031. Entre a edição atual e a que São Paulo pleiteia o direito de sediar, ocorrerão os Jogos Pan-Americanos de 2027, em Barranquilla, na Colômbia.
São Paulo espera que sua proposta seja considerada pela PanAm Sports, destacando-se como uma cidade com infraestrutura adequada, experiência em eventos esportivos de grande porte e uma vibrante cena cultural, pronta para receber atletas e visitantes de todo o continente americano em 2031.