Sargento da PM é executado a tiros na porta de casa em São Vicente, no litoral de SP
Um sargento da Polícia Militar (PM) foi baleado na tarde desta sexta-feira (8), em São Vicente, na Baixada Santista, e acabou não resistindo aos ferimentos. Os autores dos disparos estavam em duas motos quando atiraram contra o policial. O sargento Gerson Antunes Lima, de 55 anos, estava inativo desde 2019 e era o oitavo policial militar morto na Baixada Santista este ano, sendo sete deles inativos.
A violência contra policiais na região é uma preocupação crescente, com outros 12 policiais feridos neste ano, sendo oito em serviço, três em folga e um inativo. Recentemente, uma equipe do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep) foi atacada enquanto realizava patrulhamento no bairro Castelo, em Santos. Um soldado foi atingido no ombro e três pessoas que estavam nas proximidades também ficaram feridas.
Operação Escudo
O governo do estado de São Paulo anunciou o encerramento da Operação Escudo da Polícia Militar na Baixada Santista. A operação, que durou cerca de 40 dias, foi marcada por um alto índice de letalidade policial, resultando em 28 civis mortos. A ação foi uma resposta ao assassinato de um soldado da PM no Guarujá e levou à prisão de 958 pessoas.
No entanto, a Operação Escudo também recebeu críticas devido a relatos de execuções indiscriminadas de pessoas identificadas como egressas do sistema prisional ou com passagem pela polícia. Moradores de bairros afetados pelas mortes denunciaram abusos por parte dos policiais. Agora, a região aguarda por medidas efetivas para combater a violência e garantir a segurança da população.