Saúde

Espírito Santo registra primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos

O Ministério da Saúde comunicou nesta quarta-feira (17) o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos no Brasil. Um funcionário de 61 anos de um parque municipal em Vitória, capital do Espírito Santo, testou positivo para o vírus em uma das aves que vivem no local. O paciente foi isolado e está sendo monitorado por equipes de saúde. Até o momento, ele apresentou apenas sintomas leves de gripe.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo está analisando as amostras do paciente e de outros 32 funcionários do parque. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também receberá o material. Ambos os laboratórios darão a confirmação se houve ou não a contaminação que seria a primeira do tipo registrada no país.

O parque Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, onde a ave foi encontrada, suspendeu a visitação. O Ministério da Agricultura e Pecuária já havia confirmado três casos de aves infectadas com a gripe aviária no litoral do Espírito Santo nos últimos dias.

Espírito Santo registra primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos
Funcionário de parque municipal é monitorado após contato com ave infectada com o vírus da influenza aviária(pixabay.com)

A influenza aviária A (H5N1) ocorre a partir do contato com aves infectadas e não tem histórico de fácil infecção em humanos. A transmissão entre humanos não costuma ocorrer.

Siga nosso canal no Whatsapp

Uma investigação será realizada nos municípios de Vitória, Cariacica e Marataízes, onde os animais contaminados foram identificados. A ação, iniciada na última terça-feira (16), está sendo realizada pela Vigilância em Saúde em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Por fim, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que os episódios notificados não afetam as aves e ovos comercializados em mercados da cadeia produtiva, já que os animais diagnosticados não fazem parte do sistema industrial brasileiro.

É importante lembrar que as pessoas que tiveram contato com as aves que testaram positivo devem ser monitoradas por um período de cerca de 10 dias para evitar a disseminação do vírus.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios