Política

G20: Haddad defende taxar super-ricos

Ministro da Fazenda discursou no evento que ocorre em São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (28) que pretende discutir uma taxação global mínima sobre a riqueza. A declaração ocorreu durante a reunião do G20. Haddad participou virtualmente do evento após ser diagnosticado com Covid-19.

A reunião contou com ministros de Finanças e de presidentes dos bancos centrais do grupo, e acontece hoje e amanhã em São Paulo. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, também discursou. O G20 reúne as principais economias do mundo.

No discurso, Haddad afirmou que uma tributação mínima global sobre a riqueza “poderá constituir o terceiro pilar para a cooperação tributária internacional”.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda (Kelly Fersan/Min. da Fazenda)

“Reconhecendo os avanços obtidos na última década, precisamos admitir que ainda precisamos fazer com que bilionários do mundo paguem sua justa contribuição em impostos”, destacou Haddad.

Siga nosso canal no Whatsapp

O ministro da Economia defende que países ricos devem olhar pelos mais vulneráveis. Além disso, disse que os mais ricos não podem “dar as costas para o mundo”..

“Chegamos a uma situação insustentável em que o 1% mais rico detém 43% dos ativos financeiros mundiais e emitem a mesma quantidade de carbono que os 2/3 mais pobres da humanidade”, afirmou o ministro.

“Embora, como disse, os países mais pobres paguem um preço proporcionalmente mais alto, seria uma ilusão pensar que países ricos podem dar as costas para o mundo e focar apenas em soluções nacionais. Em um mundo no qual trabalho e capital são cada vez mais móveis, pobreza e desigualdade precisam ser enfrentadas como desafios globais, sob a pena da ampliação das crises humanitárias e imigratórias”, acrescentou.

O Brasil será o país responsável por sediar os debates em torno do G20 ao longo de todo o ano de 2024.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios