Tipos de hospedagem de site: como escolher a melhor opção para o seu projeto
Entenda as diferenças entre as modalidades de hospedagem e descubra qual delas atende melhor às necessidades do seu site
Com os avanços da tecnologia, o uso de sites se tornou cada vez mais comum. Desde o final dos anos 90 e início dos anos 2000, as marcas viram nos sites uma grande potência de divulgação de produtos e serviços, e com buscadores digitais, isso se intensificou ainda mais.
Afinal, hoje é possível encontrar sites de todos os tipos, desde marcas, marketplaces, redes sociais até blogs ou outros sites informativos. Mas, afinal, você sabe o que é realmente necessário para hospedar um site na internet? Confira mais informações a seguir!
O que é a hospedagem de um site
Basicamente, a hospedagem de um site é o serviço fornecido por empresas especializadas em disponibilizar o espaço e os recursos necessários para que um site realmente funcione.
Entre esses recursos, estão o espaço para armazenar arquivos (imagens, textos e vídeos que podem ser publicados), o banco de dados para cadastros e compras e a capacidade do servidor para suportar o tráfego de visitantes e outros serviços, como segurança e suporte técnico.
Existem vários tipos de hospedagem, e cada um fornece um pacote de serviços diferente, que pode ser interessante de acordo com o objetivo e o real uso de cada site.
Tipos de hospedagem para sites
Shared hosting
Dentre os diversos tipos de hospedagem para sites, está o shared hosting, que é a hospedagem compartilhada. Nesse modelo, os proprietários dos sites dividem o mesmo servidor com outros proprietários. Na prática, é como se dividissem o servidor para que o custo fique menor.
É o tipo de hospedagem indicada para sites de pequeno a médio porte, como blogs pessoais, portfólios e sites de pequenas empresas, pois não exige um processamento forte ou capacidade para suportar um tráfego intenso.
A principal desvantagem é o desempenho do site, que pode ser afetado caso ocorra um pico incomum de visitantes no seu site ou nos outros sites que dividem o mesmo servidor.
Dedicated hosting
Por outro lado, há também o dedicated hosting, que é a hospedagem dedicada. Nesse modelo, você tem um servidor inteiro somente para o seu site e, na prática, significa que tudo pertencerá a você: a CPU, a memória RAM, a capacidade de tráfego e o espaço de armazenamento.
Esse tipo de hospedagem é o melhor para sites de grande porte, como redes sociais e sites de grandes empresas e e-commerces, pois garante uma alta performance e ótima estrutura de segurança.
O desempenho costuma ser excepcional, e há um controle total sobre as configurações do servidor, sem que isso atrapalhe outro site de outro proprietário, como pode acontecer no shared hosting.
No entanto, a principal desvantagem é o custo elevado, além de exigir que o proprietário tenha um conhecimento técnico maior para administração do servidor. Por isso, o ideal é que esse tipo de hosting seja para empresas ou projetos que já tenham uma equipe de TI especializada, seja própria ou terceirizada.
Cloud hosting
No mercado também há disponível a cloud hosting, que nada mais é do que a famosa hospedagem na nuvem. Diferentemente dos modelos anteriores, esse tipo de hospedagem distribui a carga de trabalho em vários servidores físicos, o que dá maior flexibilidade e escalabilidade.
Se o seu site precisa de recursos com maior capacidade de armazenamento ou processamento, a nuvem permite que você faça isso de forma expandida e rápida, sem a necessidade de migrar para outro servidor. Você paga apenas pelo que usar e pode aumentar ou diminuir os recursos conforme necessário, o que é uma grande vantagem.
Virtual Private Server (VPS)
O tipo de hospedagem VPS oferece muitos recursos e controle, como se fosse um “meio do caminho” entre a hospedagem compartilhada e a hospedagem própria quando falamos de servidores físicos.
Na hospedagem VPS, você divide o servidor físico em várias partições virtuais, criando um servidor VPS, e assim pode fazer com que um servidor funcione para vários sites diferentes exclusivamente para você. É possível criar o seu próprio ambiente virtual, garantindo uma boa performance.
A principal vantagem é um maior controle sobre os servidores e a possibilidade de instalar aplicativos personalizados. É ótimo para sites de médio porte que já têm um tráfego significativo, como lojas virtuais ou plataformas de recurso dinâmico.