Vale a pena alugar um carro a longo prazo?
Alguns anos atrás passaram a surgir as empresas de aluguel de carros, e no começo as pessoas usavam quando precisavam fazer alguma viagem ou algum passeio especial.
Mas foram notando que na verdade é uma ótima forma de ter um carro sem realmente ser o proprietário dele.
Como funciona o aluguel de um carro a longo prazo?
O aluguel de um carro a longo prazo, funciona da mesma forma que funcionaria um aluguel de um ou dois dias.
Porém, o contrato com a empresa é muito mais extenso e completo, já que acaba sendo mais tempo.
É comum que eles sejam semestrais, anuais ou até mesmo com mais anos. Existem casos de pessoas com contratos de quatro anos de vigência do aluguel do carro.
Muitas empresas e até mesmo concessionárias hoje em dia oferecem esse tipo de serviço de aluguel de carros.
Porém, geralmente essas empresas fazem o contrato em cima das quilometragens que serão rodadas, e não pelos dias com os quais você ficará com o carro.
Vantagens e desvantagens do aluguel de carros
Tudo tem um lado positivo e negativo, assim como o aluguel de carros a longo prazo também possui um.
Quais são as vantagens?
Uma das vantagens é que você não precisará se preocupar com o seguro do carro alugado porque você não é o proprietário. Sendo assim, fica a cargo da locadora.
Além disso, muitos outros gastos que seriam necessários com o seu veículo não vão existir, como emplacamento, troca de documentos, IPVA e outros.
Na verdade, todos esses valores estarão diluídos dentro das parcelas mensais ou do valor anual do aluguel do seu veículo.
Outro ponto bastante positivo é a possibilidade de escolher modelos, cores e marcas diferentes do veículo que ficará com você.
Normalmente, não se pode trocar a cada mês, mas dependendo quando o contrato for renovado talvez você possa experimentar outro modelo.
Manutenções e assistências referentes ao veículo, também não serão responsabilidade sua, mas sim da locadora.
O que você deverá fazer é levar o veículo ao local indicado quando necessário, mas isso geralmente é avisado pela empresa.
Seja a longo prazo ou para alguma viagem, alugar um veículo é uma ótima escolha para quem quer economizar e não ter que lidar com toda a burocracia de ter um carro.
Desvantagens do aluguel de carro
E é claro, existem também as desvantagens envolvendo esse tipo de serviço contratado.
Um deles é se você está pensando em utilizar o carro para se tornar um motorista de aplicativo. Isso porque o documento do carro precisa estar em seu nome para fazer o cadastro.
Além disso, dependendo do seu conceito de longo prazo, pode acabar sendo mais caro do que comprar um carro à vista.
Você deve considerar se o carro é realmente uma necessidade, ou o dinheiro que seria investido no aluguel pode ser guardado para fazer uma compra.
Outro ponto negativo é que o carro não é seu, sendo assim, você não poderá personalizá-lo como, por exemplo, trocar calotas, pintar, trocar o som ou qualquer outra coisa.
O carro deve ser mantido nas mesmas condições nas quais foi entregue para você no momento que o contrato com a locadora foi fechado.
E muitas vezes, a franquia contratada pode acabar antes do esperado, gerando alguns gastos a mais que talvez você não estivesse esperando.
Lembre-se também que você deve se atentar às condições do seu contrato, pois ele deve estar bem claro sobre o que se pode e o que não pode fazer com o veículo alugado.
Agora você sabe mais sobre como é esse tipo de modalidade, como funciona o seguro para carro alugado e sobre as vantagens e desvantagens que existem.
São diversos os modelos nos quais você pode experimentar e testar carros caso essa seja a sua necessidade do momento.
Antes de assinar o contrato e ir atrás da locadora, você pode se sentar e colocar na ponta do lápis quais são as suas necessidades atuais e o que vai valer a pena em longo prazo.
Depois disso, basta dar início ao seu plano, seja ele contratar ou não o aluguel de carros.
Por Jeniffer Elaina