Capital

Variação extrema de temperatura desafia moradores de São Paulo

Os moradores da cidade de São Paulo estão enfrentando um verdadeiro teste para a saúde devido à variação extrema de temperatura que ocorreu nos últimos dias. Após um calor fora do normal para o mês de agosto, a tarde de quinta-feira deu lugar a um frio intenso que se intensificou neste sábado com a chegada de uma massa de ar gelado vinda do Sul do Brasil. A diferença de temperatura entre esses dois dias chegou a ser superior a 20ºC em alguns bairros.

Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no SESC-Interlagos, na zona Sul da cidade, a temperatura máxima na tarde de quinta-feira atingiu 33,6ºC. No entanto, neste sábado(26), no meio da tarde, às 14h, a mesma estação registrava apenas 13,4ºC.

As estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, registraram, às 15h deste sábado, temperaturas de 10,9ºC em Parelheiros, 11,3ºC em Riacho Grande, 11,5ºC em Marsilac, 12,3ºC na Capela de Socorro, 12,7ºC em Cidade Ademar e 13,0ºC em Itaquera.

O frio na região Sul da cidade de São Paulo foi tão intenso que, às 15h, a temperatura em alguns bairros era mais baixa do que em algumas cidades da Patagônia argentina. Estações do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina indicaram temperaturas de 13,0ºC em Trelew (província de Chubut), 11,8ºC em Puerto Madryn (Chubut), 11,6ºC em Calafate (província de Santa Cruz), 11,4ºC em Neuquén (província de Neuquén) e 11,1ºC em San Antonio Oeste (província de Rio Negro).

Siga nosso canal no Whatsapp

O clima frio registrado neste sábado em São Paulo é incomum para o mês de agosto. De acordo com dados históricos referentes ao período de 1991 a 2020, a temperatura máxima média na estação do Mirante de Santana é de 24,5ºC, o que destaca a diferença em relação às temperaturas registradas às 15h de hoje.

Ainda há previsão de mais frio para os próximos dias. Segundo a MetSul Meteorologia, a tarde de domingo na cidade de São Paulo será ainda mais fria do que a de sábado, com temperaturas entre 10ºC e 13ºC na maioria dos bairros. Haverá nebulosidade, vento e chance de chuva leve e garoa, aumentando a sensação de frio, que pode ficar abaixo de 10ºC em muitas áreas da capital paulista.

Embora as máximas subam um pouco na segunda-feira, podendo chegar a 15ºC, a tarde ainda será considerada muito fria para esta época do ano, com possibilidade de instabilidade. A temperatura se elevará mais na terça-feira, quando as nuvens diminuem, o sol aparece e as máximas devem ficar em torno ou um pouco acima dos 20ºC.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios