Brasil

Venezuelanos são resgatados de trabalho escravo no Brasil

24 trabalhadores venezuelanos com crianças e bebês foram resgatados de condição análoga à escravidão nessa quinta-feira (9) em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

De acordo com o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), eles viviam sem cozinha, colchões e água suficiente. Conforme o órgão, eles trabalhavam na construção de alojamento e de galpões.

venezuelaanos escreavos
Estrutura no local era precária, segundo fiscais (Reprodução)

De acordo com Maurício Krepsky, auditor fiscal do Trabalho que participou da ação, algumas pessoas do grupo também foram vítimas de tráfico de pessoas, já que chegaram a ser aliciadas em cidades distintas para realizar os serviços.

Ao todo, 39 pessoas, entre adultos, crianças e dois bebês gêmeos recém-nascidos, com 4 dias de vida, foram retirados do local. A Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) verificou que os venezuelanos trabalharam, por cerca de um mês, em “condições degradantes”, o que caracteriza trabalho escravo contemporâneo no Brasil.

Siga nosso canal no Whatsapp

Segundo o GEFM, eles também tiveram que construir o próprio alojamento quando chegaram.

“(O alojamento foi) feito com paredes de madeira, chão de concreto e telhado de zinco, sendo composto por um quarto pequeno com uma ou duas camas para cada família e seis banheiros de uso coletivo. A fiação elétrica era precária, gerando alto risco de incêndio”, explicou o coordenador da operação, o auditor-fiscal do trabalho Joel Darcie.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios