3 dicas para manter-se aquecido e confortável durante o inverno
Especialistas recomendam consumo de alimentos e bebidas quentes, roupas em camadas para reter calor e atividade física regular para evitar problemas articulares
No Brasil, a estação mais gelada do ano começou com o solstício de inverno, ou seja, com o dia mais curto do ano, na tarde de 21 de junho de 2024. Neste ano, a estação estende-se até 22 de setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cada estação traz consigo um encanto único e desafios próprios. No inverno, o frio exige atenção redobrada para manter o corpo aquecido e garantir bem-estar.
Segundo Georges Benjamim, diretor-executivo da Associação Americana de Saúde Pública (APA), mesmo para quem gosta de aproveitar os dias com baixas temperaturas, se agasalhar adequadamente é essencial por motivos de saúde – pessoas com artrite, diabetes ou problemas cardíacos estão sob maior risco nesta época. Confira 3 dicas essenciais de como enfrentar o inverno de forma saudável.
- Consuma pratos e bebidas quentes
Refeições com caldos, massas e sopas, principalmente sopas à base de vegetais e carnes magras, são muito bem-vindas, pois alimentos ricos em gordura e proteína levam mais tempo para serem digeridos. Esse processo gera calor, contribuindo para aumentar a temperatura corporal. Algumas sugestões de receitas são: sopa eslava, fondue salgado, caldinho de feijão, camarão na moranga, creme de mandioquinha, rigatone gratinado e creme de cebola caramelizada.
As bebidas quentes também são responsáveis por trazer mais conforto ao dia a dia, entre elas cappuccino, chocolate quente, leite queimado, latte com canela e chás. Por outro lado, a cerveja de verão abre espaço para os destilados, em diferentes variações, como doses de Red Label, conhaque e vodca ou em receitas como café irlandês, choconhaque, vinho quente e negroni, por exemplo.
- Agasalhe-se corretamente
Vestir roupas com camadas é uma das principais dicas, pois, mesmo que sejam finas, auxiliam na capacidade de reter calor, explica John Eric Smith, professor associado da Universidade Estadual do Mississippi. Comece com uma segunda pele térmica, que fica em contato direto com a pele durante todo o dia, blusas de frio por cima da segunda pele e finalize com um casaco impermeável que proteja do vento.
Já na parte inferior do corpo indica-se calça térmica ou legging forrada com lã. Acessórios como luvas, gorro e cachecol são indicados para evitar que o calor se dissipe, e são melhores ainda quando aquecidos em secadoras ou toalheiros térmicos antes de vesti-los.
- Movimente o corpo com responsabilidade
Smith ressalta a importância de atividades físicas, como aulas de ginástica ou dança, sem ser necessário se mexer até suar, pois o suor ajuda a perder calor. No frio, inclina-se a possibilidade de aumentar a rigidez das articulações e dos músculos, o que pode levar ao aumento das dores e da sensação de cansaço.
A prática regular de exercícios físicos melhora a flexibilidade, força muscular e a amplitude de movimento, prevenindo o surgimento ou a piora de problemas como artrite, reumatismo e tendinite, enquanto é estimulada a produção de endorfina, um hormônio que promove bem-estar e reduz os níveis de estresse.