Proteja seu pet no verão com filtro solar para cachorro
O uso do filtro solar não é uma necessidade exclusiva dos humanos. Este item também é indispensável para alguns cães e gatos com características específicas, principalmente no verão. Todos precisam de proteção aos raios ultravioleta que podem causar dermatite solar e até levar ao desenvolvimento de câncer de pele.
“Os animais de pele branca precisam dessa proteção extra nos locais que não tem pelo, principalmente no focinho, orelhas e barriga. Os de pele escura dispensam esse cuidado extra. Aplique o filtro solar de uma a duas vezes ao dia e nunca exponha seu animal ao Sol nas horas mais quentes do dia”, indica a veterinária Vanessa Gonçalves.
- Licitação para privatização de linhas da CPTM é autorizada pelo governo de São Paulo
- Inquérito da PF contra Bolsonaro segue para a PGR; decisão pode ocorrer em 2025
- 4 aperitivos para esperar a ceia de natal
- Quatro em cada dez jovens negros já foram excluídos no trabalho
- Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda de pesquisa do IAC
Vale lembrar que o filtro solar não é o mesmo usado em humanos. Para os animais de estimação é preciso uma formulação específica, que não cause alergia ou possa ser facilmente retirado por eles.
O especialista Lisandro Corazza, farmacêutico e proprietário da Upvet, rede de farmácia de manipulação veterinária, separou algumas dicas de produtos que podem proteger seu pet durante esse verão.
1 – Filtro solar: O filtro solar para cães e gatos possui uma formulação específica. Para eles o produto precisa ter uma ação secativa, para que não tentem tirar lambendo ou se esfregando. Uma solução bem bacana são os lenços humedecidos com filtro solar. É só esfregar o lenço no focinho, orelhas e barriga do bichinho que ele estará protegido sem perceber.
2 – Repelente: Ao viajar para praia ou locais com presença maior dos insetos, os pets também sofrem e um repelente é bem-vindo. Mas da mesma forma, é preciso que tenha uma formulação específica e seja feito especialmente para eles. Formulações padrões podem intoxicar os bichinhos.
3 – Proteção para patas: No verão o chão fica mais quente e é preciso tomar um cuidado extra com as patas dos animais. Nunca saia para passeios durante as horas mais quentes do dia, pois o calor e o atrito com o solo podem causar bolhas. Existem pomadas que podem ser formuladas para passar nas patinhas. Elas hidratam e protegem a pele do coxim, as almofadinhas.
4 – Antipulgas: Com as férias de verão as viagens se intensificam, seja para campo ou praia. Mantenha sempre a dose de antipulga e carrapato do seu pet em dia. No verão e fora do perímetro urbano a chance de contaminação por esses parasitas é ainda maior.