Incêndios destroem áreas de preservação no interior de SP
Incêndios florestais estão destruindo áreas de preservação ambiental no Interior de São Paulo. Em São José do Rio Preto, o fogo queima, há três dias, a vegetação dentro do Instituto Penal Agrícola (IPA). Segundo apuração feita pelo SBT Interior, hoje (11) as chamas atingiram uma área de proteção ambiental onde fica a Estação Ecológica.
Para controlar o fogo, cinco caminhões, cedidos pelo Serviço Municipal Autônomo de ‘Agua e Esgoto (Semae), dão suporte ao Corpo de Bombeiros. Em uma década, este é um dos maiores incêndios registrados na cidade, segundo a corporação.
Calor
O tempo seco e as altas temperaturas aumentam os riscos de incêndios florestais. Ontem (10), o governador de São Paulo, João Doria, sobrevoou a Serra da Mantiqueira, região atingida por incêndios florestais desde o último fim de semana.
O combate ao fogo mobiliza, segundo o Governo do Estado, aproximadamente 100 homens por terra e cinco aeronaves, sendo três helicópteros Águia e dois aviões. Doria também anunciou a intensificação do combate às queimadas na região e em outras partes do Estado.
“Eu sobrevoei toda a área e verifiquei uma grande extensão carbonizada pelo fogo, mas com pequenos focos ainda sobrevivendo. O objetivo é que amanhã (11), com esse esforço redobrado, possamos, quem sabe, eliminar completamente o incêndio”, disse o Governador.
Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo fez um alerta para o calor intenso em todo estado até domingo (13). Há também uma preocupação com a queda na umidade do ar, tornado o clima semelhante ao de deserto.