Ibama Faz Operação Para Combater Venda de Animais na Internet
Com objetivo de combater o comércio ilegal de animais silvestres via redes sociais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou uma operação no estado de São Paulo. Os alvos foram selecionados após investigação iniciada em 2017, que identificou 1.277 animais expostos à venda na internet em 15 estados.
Em todos os estados envolvidos, a Operação Teia já cumpriu 34 mandados de busca e apreensão, 12 pessoas foram detidas e 137 animais foram resgatados. O órgão também aplicou R$ 518,6 mil em multas. Entre os animais silvestres nativos da fauna brasileira mantidos em cativeiro ilegal havia serpentes, jabutis, lagartos, jacarés, macacos, iguanas, escorpiões e aranhas.
Agentes ambientais também recolheram espécies exóticas como corn snake (cobra-do-milho), píton, pogona e tigre d’água. O coordenador de Operações de Fiscalização, Roberto Cabral, afirmou que os responsáveis serão penalizados. “Embora exista certa dificuldade em comprovar a autoria de crimes ambientais realizados pela rede, identificamos e vamos responsabilizar os infratores”, afirmou.
(Texto: Agência Brasil)