Brasil bate recorde de desemprego em 2022; veja soluções
Os fortes efeitos da pandemia no mercado de trabalho brasileiro mostram lenta recuperação em 2022. Há indícios de que o país ainda leve anos para que a taxa de desemprego volte ao padrão. Desde 2015, a queda se manteve, ainda que em cenários de crescimento econômico otimistas.
É o que comprova a nova pesquisa do IBGE, que sinaliza uma população empregada (PE) em queda de 15% desde fevereiro e julho de 2020, com uma recuperação pouco gradual desde então. Na última leitura de julho de 2021, a PO ainda estava 4,4% abaixo dos níveis pré-pandemia.
QUEDA MAIOR PARA BAIXA ESCOLARIDADE:
Outra consequência da pandemia foi o declínio sem precedentes da população economicamente ativa (PEA), devido aos efeitos do isolamento social e das políticas de manutenção da renda. Entre fevereiro e julho de 2020, a força de trabalho caiu quase 12%. Houve uma leve recuperação, mas a PEA ainda está 2,8% abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Assim, a taxa de participação caiu de 62%, em fevereiro de 2020, para um mínimo de 54%, em junho do ano passado, recuperando apenas parcialmente – para quase 58%, julho de 2021.
A queda do emprego em 2020 foi bem mais intensa para os trabalhadores informais, chegando a 12,6% a mais do que para os formais. A fase pandêmica atingiu mais fortemente os trabalhadores com baixa escolaridade, com redução de 17,1% no emprego em 2020 para pessoas sem educação e sem ensino fundamental, e 14,8% para aqueles com apenas ensino fundamental e sem ensino médio. A queda foi menor, de 6,4%, para as pessoas com ensino médio completo e ensino superior incompleto. Por outro lado, entre os brasileiros com nível superior, houve aumento de 5,5% no emprego em 2020.
APLICATIVO OFERECE SOLUÇÃO PARA RENDA EXTRA E FIXA:
Ganhar dinheiro honestamente nos dias de hoje pode não ser uma tarefa tão fácil, mas existem caminhos que colaboram para uma renda extra real. Motoboys e motogirls têm encontrado esta realidade e alcançam valores que podem, até, pagar todas as principais contas do mês.
O app Giross (@girossapp), por exemplo, deixa todos os suportes para os colaboradores. Nele, é possível ganhar em torno de R$ 800 por semana sendo um motoboy ou motogirl. Os parceiros levam produtos para os clientes de marcas como Subway, Pague Menos, Drogasil e muitas outras.
“Trabalhando com delivery podemos fazer o nosso horário. Muitas pessoas não pensam em mulheres nesses cargos, mas é uma forma rápida e prática de trabalharmos honestamente e lucrarmos também. O único alerta que deixo é que é necessário buscar uma empresa que realmente nos dê os suportes necessários”, conta Joana Santos, de 29 anos, que já passou por perdas de produtos a serem entregues e não obteve ajuda da marca para a qual trabalhava. A solução foi buscar por um aplicativo que gerasse seguros, atendimento completo e outros benefícios.
Moisés, funcionário da Giross, explica: “A atuação da Giross é de grande importância para a rentabilidade de diversas famílias. Por atuar em localidades menores, onde geralmente não existe uma visualização de outras empresas. A Giross oferece a essas pessoas uma nova forma de renda”, conta o gestor de operações.
Filipe Martins, CEO do app Giross, sinaliza que o foco é sempre dar todos os suportes necessários para o bem-estar dos colaboradores. “Durante a pandemia, demos uma renda fixa para todos os motoboys e todas as motogirls. Queremos todos seguros, felizes e em boas condições, independente da fase em que estivermos”, exclama.
COMO CONSEGUIR A VAGA?
Para garantir a vaga, basta entrar em contato com a empresa, através do site ou do Instagram. O processo seletivo é veloz e garante segurança para todos: https://giross.com.br/ | instagram.com/girossapp