Terremoto de magnitude 7,7 atinge região do sul do Oceano Pacífico
Um terremoto de magnitude 7,7 foi registrado nesta sexta-feira (19) no sul do Oceano Pacífico, com alerta de tsunami emitido para as ilhas da região. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi registrado ao sudeste da Nova Caledônia, com profundidade de 38 km.
Alertas de tsunami foram emitidos para as áreas de Vanuatu, Nova Caledônia, Fiji e Nova Zelândia, mas posteriormente foram descartados. Embora o mar tenha ficado agitado em algumas regiões, não foram registradas ondas gigantes.
O governo de Vanuatu orientou os moradores a procurarem territórios mais altos, enquanto o governo da Nova Caledônia determinou a evacuação de áreas costeiras após o alerta, que foi suspenso mais tarde. A Austrália também emitiu um alerta para que residentes da ilha de Lord Howe deixassem as praias por risco de ondas ou fortes correntes.
O terremoto foi seguido de outros 14 tremores, com magnitudes entre 4,8 e 5,9, que aconteceram em um intervalo de três horas, conforme informado pelo USGS.
A região do Pacífico é conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, uma área com intensa atividade sísmica e vulcânica, onde ocorrem cerca de 90% dos terremotos do mundo. Em 2018, um terremoto de magnitude 7,5 afetou indonésia, causando mortes e destruição.