Frio intenso atinge Serra da Mantiqueira e regiões do Sudeste do Brasil
O Sudeste do Brasil acordou nesta sexta-feira (20) com temperaturas congelantes em suas áreas mais elevadas. De acordo com as estações meteorológicas, os termômetros registraram temperaturas abaixo de zero na Serra da Mantiqueira, que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os registros da estação localizada no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, apontaram uma temperatura mínima de -4,3ºC, enquanto em Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais, a temperatura chegou a impressionantes -4,9ºC. Além disso, várias cidades mineiras registraram temperaturas abaixo de 10ºC, mesmo no Norte do estado.
O frio intenso é resultado de uma massa de ar muito seco que cobre a região sudeste do Brasil. Em áreas de relevo, como a Serra da Mantiqueira, o ar frio (mais denso e pesado) flui para as baixadas durante o processo de resfriamento noturno, causando temperaturas extremamente baixas nas estações meteorológicas instaladas em baixadas.
O ar extremamente seco, a ausência de ventos e o céu claro permitem que o resfriamento noturno seja ainda mais intenso e possa causar geadas em baixadas. Como ocorre em desertos, onde as temperaturas são frias à noite e quentes durante o dia, as tardes nas regiões afetadas pelo frio são amenas e agradáveis.
O estado de São Paulo também foi atingido pelo frio intenso, com registros de temperaturas mínimas de 1,7ºC abaixo de zero em Campos do Jordão, 4,0ºC em Itapetininga e 4,7ºC em Terra Roxa. Na capital paulista, as temperaturas mínimas ficaram em torno de 6,9ºC na Capela do Socorro e 9,1ºC em Mauá.
As temperaturas congelantes devem persistir durante o final de semana na região, exigindo que a população tome medidas de precaução para minimizar os efeitos do clima frio, como se agasalhar adequadamente e evitar sair de casa durante as madrugadas mais geladas.