Uso do Pix dispara no Brasil com aumento de 105% em transações, aponta pesquisa Febraban 2023
Os dados da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 mostram um aumento expressivo na adoção e uso do Pix como método de pagamentos e transferências, com um aumento de 105% nas transações via Pix em relação ao ano anterior, totalizando 11,7 bilhões de operações em 2022. Essa tendência está diminuindo as transações por TED e DOC, que registraram uma queda de 29% no mesmo período.
O número de usuários que realizaram pelo menos 30 transações Pix por mês, também cresceu, totalizando 46 milhões de usuários de alta frequência, um aumento de 131% em comparação a 2021. Além disso, o número de usuários recebendo mais de 30 Pix por mês saltou para 33 milhões, representando um aumento de 106% em relação a 2021.
Diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, Rodrigo Mulinari, acredita que a tendência é que as transações por Pix continuem aumentando, especialmente com novas modalidades de pagamento previstas para serem implementadas.
Além disso, o estudo revelou que em 2022, os brasileiros realizaram 163,3 bilhões de transações bancárias, com o celular sendo o canal preferido (66% das transações). O número de contas-correntes abertas também aumentou para 46,2 milhões, com 63% dessas contas sendo criadas por canais digitais.
Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirmou que os dados refletem a crescente adoção dos canais digitais pelos brasileiros, destacando a inovação, segurança e acessibilidade desses métodos nas transações bancárias cotidianas.