Brasil

Ciclone extratropical deixa um morto e causa estragos no Sul do país

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul confirmou a morte de uma pessoa, após a queda de uma árvore sobre uma residência, na cidade de Rio Grande. As informações mais detalhadas sobre a vítima não foram confirmadas porque a cidade enfrenta limitações de comunicação por causa da passagem do ciclone extratropical que se formou na região.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Jeane Lima, as últimas 24 horas que terminaram na manhã desta quinta-feira foram as mais críticas. A passagem do ciclone causou vendavais com ventos que chegaram a atingir 146,9 quilômetros por hora, na cidade de Bom Jardim da Serra. Outras cidades como Canguçu, Canela e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Joaçaba e Chapecó, em Santa Catarina, também registraram vendavais.

Um volume aumentado de chuvas também foi registrado na região, com 115,4 mm (milímetros), em Bagé (RS), e 100,2 mm, em Canguçu. Segundo o Inmet, o ciclone já se deslocou para o Oceano Atlântico e começa a perder força, mas o alerta vermelho foi mantido para a faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na faixa leste de São Paulo, há um alerta laranja para vendaval e, no litoral do Rio de Janeiro, o alerta laranja é para ventos costeiros.

Os ventos fortes provocaram estragos em diversas cidades do Sul do país. Árvores e postes foram derrubados, casas foram destelhadas e faltou energia elétrica em vários locais. Em Porto Alegre, o trânsito ficou complicado por causa dos semáforos desligados. Em Santa Catarina, mais de 1 milhão de unidades consumidoras ficaram sem luz.

Siga nosso canal no Whatsapp

A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem sair de casa durante os períodos de ventania e chuva forte e que fiquem atentas aos avisos meteorológicos. Em caso de emergência, os telefones para contato são 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Ciclone extratropical deixa um morto e causa estragos no Sul do país
Segundo o Inmet, ciclone já se deslocou para o Oceano Atlântico(Redes Sociais)
0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios