Morre aos 91 anos a atriz Maria Helena Dias, de “Elas por Elas” e “Tieta”
A atriz Maria Helena Dias morreu em São Paulo, aos 91 anos, na quarta-feira (2). A morte aconteceu por causa de um infarto e uma pneumonia, mas só foi confirmada neste sábado (5) pela família.
Maria Helena atuou em diversas novelas, como “Elas por Elas”, “Tieta”, “Rainha da Sucata” e “Ciranda de Pedra”. Ela também fez parte do elenco de séries, como “Mario Fofoca” e “Carga Pesada”. Sua última participação na televisão foi em 2006, na novela “Cobras e Lagartos”.
O corpo da atriz foi velado e cremado na quinta-feira (5) no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste da capital paulista.
Biografia Maria Helena Dias nasceu em São Paulo, em 13 de setembro de 1931. Ela começou sua carreira artística em 1958, fazendo cinema. Ela participou de filmes como “Chofer de Praça” e “Zé do Periquito”, ao lado de Amácio Mazzaropi.
Ela estreou na televisão em 1964, na TV Record, na novela “Renúncia”. Ela também trabalhou nas extintas TV Tupi, TV Excelsior e Rede Manchete. Ela se destacou em novelas como “Banzo”, “Asfalto Selvagem” e “Vidas Estranhas”.
Em 1975, ela foi para a Rede Globo, onde permaneceu até o fim da carreira. Ela fez parte do elenco de diversas novelas de sucesso, como “Escalada”, “Pai Herói”, “Água Viva”, “Plumas e Paetês”, “Elas por Elas”, “Ciranda de Pedra”, “Tieta”, “Rainha da Sucata” e “A Próxima Vítima”. Ela interpretou personagens variados, desde mulheres trabalhadoras e sofridas até vilãs e prostitutas.
Ela também atuou em séries, como “Mario Fofoca” e “Carga Pesada”. Sua última participação na televisão foi em 2006, na novela “Cobras e Lagartos”. Ela se afastou definitivamente da atuação em 2007.
Ela morreu em São Paulo, aos 91 anos, no dia 1º de agosto de 2023. A causa da morte foi infarto e pneumonia. O corpo da atriz foi velado e cremado no dia 5 de agosto, no Cemitério do Araçá.
Homenagens A morte de Maria Helena Dias comoveu amigos, colegas e fãs da atriz. Nas redes sociais, muitos prestaram homenagens e lembraram dos seus trabalhos.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que é fã de novelas, lamentou a perda da atriz. Ela escreveu no Twitter: “Triste com a morte da Maria Helena Dias, uma grande atriz que marcou minha infância com suas personagens inesquecíveis. Quem não se lembra da Dona Maroca de ‘Elas por Elas’ ou da Perpétua de ‘Tieta’? Que ela descanse em paz”.
O ator Tony Ramos, que contracenou com Maria Helena em várias novelas, também expressou sua tristeza. Ele disse ao site Gshow: “Ela era uma atriz extraordinária, uma pessoa muito querida por todos nós. Eu tive o prazer de trabalhar com ela em ‘Pai Herói’, ‘Rainha da Sucata’ e ‘A Próxima Vítima’. Ela sempre foi muito generosa, profissional e talentosa. Uma perda irreparável para a nossa dramaturgia”.
A atriz Lília Cabral, que também atuou com Maria Helena em “Tieta” e “Rainha da Sucata”, disse ao site G1: “Ela era uma atriz maravilhosa, uma mulher forte e divertida. Ela me ensinou muito, me deu muitos conselhos. Ela era uma referência para mim e para muitos atores. Eu vou sentir muita falta dela”.
O público também manifestou sua admiração pela atriz nas redes sociais. Uma internauta escreveu no Instagram: “Maria Helena Dias foi uma das atrizes que mais me marcaram na infância. Eu adorava ver ela nas novelas, sempre com personagens marcantes e carismáticos. Ela vai deixar saudades”.
Outro internauta escreveu no Facebook: “Que tristeza saber que a Maria Helena Dias se foi. Ela era uma atriz incrível, que fez parte da história da televisão brasileira. Eu me lembro dela em ‘Elas por Elas’, ‘Tieta’ e ‘Rainha da Sucata’. Ela era uma das minhas atrizes preferidas. Que ela descanse em paz”.