O que abre e o que fecha em São Paulo no feriado de 7 de setembro
O feriado de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil, traz algumas mudanças no funcionamento dos serviços públicos e privados na cidade de São Paulo. Confira o que abre e o que fecha na capital paulista nesta quinta-feira (7).
Transporte
O rodízio municipal de veículos e as demais restrições de circulação ficam suspensos na quinta-feira, mas voltam a valer na sexta-feira (8). As linhas de ônibus municipais operam com frota e intervalo equivalentes aos de domingo. Os postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes funcionam das 6h às 22h, exceto nos terminais Bandeira e Grajaú, que fecham às 20h. O Posto Central da SPTrans fica fechado nos dias 7 e 8.
O Metrô e a CPTM funcionam com a frota utilizada nos finais de semana, com monitoramento do Centro de Controle Operacional para colocar mais trens, se necessário. Na sexta-feira, a oferta de trens e os intervalos programados serão os mesmos realizados nos dias úteis.
As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e litoral norte seguem a mesma programação de viagens praticadas aos domingos.
Saúde
Os hospitais, prontos-socorros, AMAs 24 horas e UBSs Integrais funcionam normalmente durante o feriado. As AMAs Especialidades e as UBSs tradicionais fecham na quinta-feira e reabrem na sexta-feira. As farmácias de medicamentos especializados ficam fechadas na quinta-feira e no sábado (9), mas abrem na sexta-feira.
Abastecimento
As feiras livres funcionam normalmente no feriado. Os mercados municipais abrem das 7h às 13h na quinta-feira, exceto os mercados Kinjo Yamato e Paulistano, que fecham. Na sexta-feira, os mercados funcionam em horário normal. Os sacolões municipais abrem das 7h às 13h na quinta-feira, exceto os sacolões Brigadeiro, Butantã, Cidade Tiradentes II, Cohab Adventista, Jaraguá e Lapa. Na sexta-feira, os sacolões funcionam em horário normal.
Educação
As escolas municipais ficam fechadas nos dias 7 e 8.
Cultura
Os equipamentos culturais da cidade funcionam em horários especiais durante o feriado.
Esporte
Os centros esportivos municipais abrem normalmente no feriado.
Lazer
Os parques municipais abrem normalmente no feriado.
Assistência Social
Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas ininterruptamente.
Trabalho
As unidades do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) ficam fechadas nos dias 7 e 8.
Direitos Humanos
Os serviços da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania funcionam em esquema de plantão.
Procon-SP
O Procon-SP fica fechado nos dias 7 e 8.
Poupatempo
Os postos do Poupatempo ficam fechados nos dias 7 e 8.
Bancos
As agências bancárias ficam fechadas na quinta-feira e reabrem na sexta-feira.
Shoppings
Os shoppings da cidade funcionam em horários especiais no feriado.
Correios
As agências dos Correios ficam fechadas na quinta-feira e reabrem na sexta-feira.
Bom Prato
As unidades do Bom Prato abrem normalmente no feriado.