São Paulo

Megaoperação intensificará blitz da Lei Seca no trânsito de São Paulo durante a Semana Nacional do Trânsito

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), uma megaoperação no trânsito de São Paulo está programada para intensificar o número de blitz da Lei Seca nas próximas semanas. Essas ações serão realizadas de 18 a 25 de setembro, em função da Semana Nacional do Trânsito. A megaoperação tem como objetivo fiscalizar e combater a combinação perigosa de álcool e direção, visando garantir a segurança no trânsito. Durante esse período, é importante que os condutores estejam atentos e respeitem as leis de trânsito, evitando dirigir sob efeito de álcool.

Coordenadas pelo Detran, as Operações de Direção Segura Integradas serão conduzidas em parceria com as polícias Militar, Civil e Científica, com foco na redução e prevenção de acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com a direção.

Megaoperação intensificará blitz da Lei Seca no trânsito de São Paulo durante a Semana Nacional do Trânsito
Operações de Direção Segura Integradas serão realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro(Adriana Alves – Detran-SP)

De acordo com o Detran, estão previstas blitz diárias nas 18 superintendências do órgão, sendo possível que um município realize mais de uma fiscalização com o uso do bafômetro no mesmo dia.

As fiscalizações serão intensificadas principalmente nos dias 22 e 23 de setembro, sexta-feira e sábado, em locais próximos a bares e casas noturnas, visando coibir a combinação perigosa de álcool e direção.

Siga nosso canal no Whatsapp

Balanço das últimas operações

Segundo dados do Detran, de janeiro a agosto de 2023, foram realizadas 300 operações no estado, foram fiscalizados 154.185 veículos.

Durante esse período, foram registradas 5.791 recusas de motoristas ao teste do bafômetro, 384 casos de direção sob efeito de álcool (índice de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido) e outros 99 casos de crime de trânsito por embriaguez (índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido).

Comparando com o mesmo período de 2022, houve um aumento nas operações, com 241 blitz realizadas e 84.367 veículos fiscalizados. Os dados mostram que houve 3.825 recusas ao bafômetro, 461 infrações por direção sob efeito de álcool e 113 autuações por crime de trânsito relacionado à embriaguez.

No mês de junho, em celebração aos 15 anos da Lei Seca, foram realizadas as maiores operações do ano, resultando na fiscalização de 25.850 veículos em 39 ações no estado. Durante essas operações, foram autuados 70 condutores por dirigirem sob efeito de álcool, além de 6 autuações por crime de trânsito relacionado à embriaguez. Esses números destacam a importância contínua da fiscalização e do combate à combinação perigosa de álcool e direção.

Com a realização da megaoperação e o aumento das blitz da Lei Seca, espera-se conscientizar e impactar os condutores sobre a importância de não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, contribuindo para um trânsito mais seguro e reduzindo os riscos de acidentes relacionados à embriaguez ao volante.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios