Bolo do Bixiga celebra os 470 anos de São Paulo com tradição e sabor
Após três anos de interrupção, a festa que reúne moradores e comerciantes do bairro para homenagear a cidade volta a acontecer com centenas de bolos confeitados.
A cidade de São Paulo completou 470 anos nesta quinta-feira (25) e recebeu um presente especial de um de seus bairros mais tradicionais: o Bolo do Bixiga. A festa, que começou em 1986, consiste em montar uma mesa com um bolo para cada ano da cidade, totalizando 470 bolos confeitados neste ano. A iniciativa é dos moradores e comerciantes do bairro, que se unem para preparar e distribuir as guloseimas para os paulistanos.
A celebração, que já entrou para o Guinness Book como o maior bolo do mundo, não acontecia desde 2021, por causa da pandemia de Covid-19, e foi cancelada em 2023, após a morte de Walter Taverna, um dos organizadores e uma figura icônica do Bixiga. Neste ano, a comunidade decidiu retomar a tradição e homenagear Taverna, que era conhecido como o “Rei do Bolo”.
A montagem do bolo começou às 10h, na Rua Rui Barbosa, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre voluntários e profissionais. Os bolos foram feitos em padarias, confeitarias e residências do bairro, e levados até o local em carrinhos, bicicletas e carros. Cada bolo tinha cerca de 30 centímetros de diâmetro e estava decorado com coberturas coloridas e velas. A mesa, que tinha cerca de 400 metros de comprimento, foi enfeitada com balões e bandeirinhas.
Às 12h, após cantar os parabéns para a cidade ao som da bateria da escola de samba Vai-Vai, que tem sua sede no Bixiga, os organizadores começaram a cortar e distribuir os pedaços de bolo para o público. Centenas de pessoas, entre moradores, turistas e curiosos, fizeram fila para pegar um pedaço da iguaria, que foi entregue em guardanapos, sacolas plásticas e até baldes. A distribuição durou cerca de duas horas e meia, e não sobrou nenhum pedaço na mesa.
A festa do Bolo do Bixiga é uma forma de valorizar a cultura e a história do bairro, que é um dos mais antigos e boêmios da cidade. O Bixiga foi fundado no final do século XIX por imigrantes italianos, que trouxeram consigo a tradição da gastronomia, da música e do teatro. O bairro é conhecido por seus restaurantes, cantinas, pizzarias, bares, teatros, museus e festas populares, como a Festa de Nossa Senhora Achiropita, que acontece em agosto.
A festa do Bolo do Bixiga também é uma forma de celebrar a diversidade e a pluralidade de São Paulo, uma cidade que abriga pessoas de diferentes origens, etnias, religiões e culturas. A cidade, que foi fundada em 1554 por padres jesuítas, é hoje a maior metrópole do Brasil e da América Latina, com mais de 12 milhões de habitantes. São Paulo é um polo econômico, cultural, político e turístico, que oferece inúmeras opções de lazer, entretenimento, gastronomia, arte e educação.